Tecnologistas

Lista por ordem alfabética

Marcos de Castro Carvalho (MacGyver)

Doutor em Ciência dos Materiais pelo IME. Pesquisas: - Modelagem Molecular para Fármacos Empregando Métodos Computacionais de Docking Receptor-Ligante de Compostos Bioativos empregando algoritmos genéticos e química quântica em ambientes molecular. - Química verde: Foto catalise empregando POA para redução e eliminação de agentes nocivos à saúde humana e ao ambiente. -Laser de baixa potência em laserterapia médica. - Sensores aplicados à instrumentação científica e biomédica. - Filmes finos de óxidos por métodos físicos e químicos.

Mais informações...

Marita Campos Maestrelli

Estatística formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação em Pesquisa Operacional na Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Possui pós-graduação em Análise de Sistemas e em Segurança de Redes, além de certificações em Tratamentos de Incidentes pelo CERT(Computer Emergency Response Team- Carnegie Mellon University). Atualmente é Tecnologista Senior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCTi , além de atuar na Coordenação de Engenharia Operacional da RedeRio de Computadores – CEO/REDERIO/FAPERJ. Trabalha com desenvolvimento e atualização de sistemas operacionais e de sistemas de segurança de redes, com ênfase em tratamento de incidentes de segurança. Atua também, na orientação de alunos de graduação.

Mais informações...

Márcio Portes de Albuquerque

É o atual Diretor Substituto do CBPF. Desenvolve atividades de Processamento de Imagens, Instrumentação Científica e Computação. Coordena e participa de projetos com a Rede-Rio/FAPERJ e Redecomep-Rio (RNP/FAPERJ), com o Laboratório JET em Oxford (Fusão Nuclear) e com a Petrobras. Atua na formação científica e pós-graduação e na consolidação do Núcleo de Inovação do CBPF. É Doutor em Processamento de Sinais e Imagens pelo Instituto Politécnico de Grenoble (INPG) no Instituto Néel (CNRS/Univ. Joseph Fourier).

Mais informações...

Nilton Alves Júnior

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal Fluminense (1982), mestrado em Física da Matéria Condensada - Ressonância Magnética Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (1986) e doutorado em Modelagem Computacional pelo Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é tecnologista senior do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF/MCT e também atua na coordenação de engenharia operacional da RedeRio de Computadores - CEO/RR/FAPERJ. As principais atividades são na área de redes de computadores, computação de alto desempenho e modelagem computacional.

Mais informações...

Pablo Diniz Batista

Possui mestrado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Física Aplicada à Medicina e Biologia pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é tecnologista pleno do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Instrumentação Específica de Uso Geral em Física, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação científica, egfet, sensores de pH, desenvolvimento de programas para automação e controle de experimentos, e microcontroladores.

Mais informações...

Rodrigo Felix de Araujo Cardoso

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2001), mestrado (2005) e doutorado (2010) em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia. Atualmente é tecnologista pleno do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas atuando no setor de mecânica com enfase em instrumentação científica. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica atuando principalmente nos seguintes temas: aço elétrico, textura cristalográfica, propriedades magnéticas, resistência dos materiais e elementos de máquinas.

Mais informações...