Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

3ª Escola Avançada de Física Experimental do CBPF abre inscrições

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 12h44 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 12h41 | Acessos: 2658

A 3ª Escola Avançada de Física Experimental (EAFExp), que ocorrerá no início do ano que vem, já está com inscrições abertas até o próximo dia 05 de novembro. O evento proporciona aos participantes duas semanas de imersão no mundo da física experimental, possibilitando aos alunos a realização de experimentos com equipamentos de ponta dos laboratórios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de janeiro (RJ).

As atividades são voltadas principalmente para alunos de graduação em física e áreas afins, mas parte das vagas é preenchida com pós-graduandos (cerca de 20% de mestrandos e 10% de doutorandos).

No site do evento (http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2018/), os organizadores explicam que os alunos irão vivenciar os “diferentes desafios inerentes ao cotidiano de um laboratório de pesquisa", que vão desde a contextualização do problema a ser estudado e preparação de amostras até a apresentação dos resultados em publicações e seminários.

Ao todo, serão 11 módulos, os quais incluem temas como simulação quântica, física de superfícies, supercondutividade, nanomagnetismo, biomagnetismo, instrumentação científica, física de altas energias, efeito Mossbäuer, ressonância ferromagnética, microscopia eletrônica, biomateriais.

A inscrição é gratuita. Para fazê-la, é preciso preencher um formulário no site da EAFExp, informar o linkpara o currículo na plataforma Lattes e anexar carta de motivação. Os alunos selecionados – e apenas estes – deverão pagar uma taxa de participação de R$ 65,00.

Segundo o comitê organizador, haverá auxílio para a vinda dos alunos de graduação selecionados que forem de fora do Grande Rio.

 


Experiência única

Participantes da 2ª EAFExp, que aconteceu este ano, responderam questionários de avaliação da experiência, dando sugestões para aprimorar o evento e relatando os pontos positivos da participação. Confira alguns depoimentos:

 

“Professores extremamente atenciosos e dedicados a ensinar o assunto. Módulo foi flexível no sentido de que, conseguindo cumprir a tarefa antes do tempo, pudemos fazer mais coisas interessantes com os equipamentos.” (Pedro Portugal)

 

“Um dos melhores eventos de que já participei enquanto aluna de graduação. Parabenizo a todos da organização e agradeço por ter sido aceita no evento, tendo a oportunidade de sentir na pele o que é ser física experimental.” (Maria Daniela Leite de Souza)

 

“Foi uma experiência incrível, que propiciou excelentes discussões sobre vários assuntos. Possibilitou conhecer professores, diferentes áreas de pesquisa em física experimental e fazer colegas de diferentes lugares do país.” (Bárbara Camile Cavalcante Pereira)

 

“A iniciativa é das melhores. Com certeza, o curso é uma oportunidade única para a nossa formação.” (Giovanni Romeu Carvalho)

 

“Só tenho elogios para o módulo. A relação entre teoria e experimento foi excelente, a equipe de professores foi excelente e possibilitou um acúmulo de conhecimento e experiência que, com certeza, será de importância fundamental para minha formação acadêmica e para minha carreira. Foram duas semanas de trabalho muito duro, mas que, com certeza, compensaram.” (Julia Marcolan)

 

Serviço:

3ª Escola Avançada de Física Experimental do CBPF (EAFExp 2018).

Data: 22 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018.

Inscrições: até 05 de novembro de 2017.

Site: http://mesonpi.cat.cbpf.br/eafexp2018/

registrado em:
Fim do conteúdo da página