Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Artigo de emérito tem quase 7 mil visualizações

Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 12h44 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 12h55 | Acessos: 131

Artigo de pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e colaborador da Turquia, tratando de previsões sobre a evolução da pandemia da covid-19, tem quase 7 mil visualizações no portal de periódico internacional de prestígio.

‘Predicting Covid-19 peaks around the world’ (Prevendo picos da covid-19 ao redor do mundo), assinado por Constantino Tsallis, emérito do CBPF, e Ugur Tirnakli, do Departamento de Física da Universidade Ege (Turquia), foi publicado, no último dia 29 de maio, em Frontiers in physics. O artigo faz previsões sobre a evolução da pandemia em vários países do mundo – incluindo Brasil.

Com quase 7 mil acessos, o artigo passou a ter mais visualizações que 84% dos trabalhos publicados no periódico suíço desde sua fundação, em 2007.

  

Única função

No artigo, Tsallis e Tirnakli apresentam uma única função que descreve com precisão a evolução da pandemia com base em dados disponíveis sobre casos ativos e mortes, prevendo os próximos picos da doença. A ferramenta utiliza a chamada q-estatística, desenvolvida por Tsallis em 1988 e publicada em artigo que conta hoje com quase 5,5 mil citações, segundo o portal Web os Science.

O Instituto Santa Fé – do qual Tsallis é também pesquisador emérito – noticiou a publicação do artigo e a importância desses resultados, informando que, na última semana de maio, a covid-19 já havia matado mais de 325 mil pessoas em todo o mundo.A reportagem do instituto norte-americano, localizado no estado do Novo México, alerta para o fato de que os casos continuarão a aumentar em várias partes do mundo. Portanto, entender como a pandemia evolui pode ajudar esses países a se prepararem para o aumento dos casos ou outros picos desta ou de outras doenças.

 

Portal e live

O portal do CBPF já trouxe reportagem sobre essas previsões da covid19 feitas por Tsallis e Tirnakli. O pesquisador emérito do CBPF também falou sobre o tema em palestra online (live) para os participantes do Hackcovid19, hackathon organizado pelo CBPF, pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica e voltado para busca de soluções tecnológicas (aplicativos, serviços, equipamentos etc.) voltadas para a pandemia.

 

Mais informações:

Frontiers in Physics: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fphy.2020.00217/full

Instituto Santa Fé: https://www.santafe.edu/news-center/news/new-model-predicts-peaks-covid-19-pandemic

Canal do CBPF no YT: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

Portal do CBPF: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/pesquisadores-do-cbpf-calculam-evolucao-da-pandemia

30 anos da q-estatística: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/no-30-aniversario-artigo-com-4-5-mil-citacoes-tem-mais-um-resultado-relevante

registrado em:
Fim do conteúdo da página