Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CBPF, ITA e UFC: 10 vagas em pós conjunta

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 15h48 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 17h39 | Acessos: 176

Pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), e do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC) firmaram acordo para a orientação conjunta de teses de doutorado. Esse programa de pós-graduação em física disponibilizará 10 bolsas para serem cursadas no ITA, com estágio nas outras duas instituições.

As inscrições para o processo seletivo serão de 9 a 30 de abril deste ano. As candidaturas devem ser enviadas para o endereço eletrônico de Odilon Lourenço (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), pesquisador do ITA.

O aluno deve se inscrever simultaneamente no Programa de Pós-graduação em Física do ITA, seguindo as instruções disponíveis na página (ver ‘Mais informações’).

 

Seleção

A seleção considerará o currículo do candidato e sua história acadêmica. Para concorrer à bolsa, o candidato também deve ser aceito como doutorando no Programa de Pós-graduação em Física do ITA. Alunos não aceitos pela parceira podem bolsas institucionais do programa regular de pós em física do ITA.

Os aprovados na pós-graduação conjunta receberão uma bolsa no valor de R$ 2,2 mil mensais, concedida por, no máximo de 48 meses, dos quais três anos serão no ITA e um deles na instituição parceira (CBPF ou UFC). O aluno também terá um cossupervisor na instituição parceira.

 

Nuclear e condensada

As 10 bolsas do programa ITA-CBPF-UFC estão divididas entre as áreas de física da matéria condensada e física Nuclear (cinco para cada). As bolsas passarão a ser pagas no segundo semestre deste ano.

A física nuclear fará parceria com o CBPF. Cada doutorando dessa área terá um orientador do ITA e um coorientador do CBPF. Esses orientadores e coorientadores ITA/CBPF, respectivamente, são: Odilon Lourenço/Sérgio Duarte; Mariana Dutra/Sérgio Duarte; César Lenzi/Sérgio Duarte, em modelos hadrônicos (com três bolsas); Tobias Frederico/Ignácio Bediaga, em decaimento de mésons pesados (uma bolsa); e Wayne de Paula/José Helayel-Neto, em modelos holográficos em cromodinâmica quântica (uma bolsa).

 

Mais informações:

Parceria ITA-UFC-CBPF: http://www.ita.br/posgrad/acordoitaufccbpf

Pós em física do ITA: http://www.ita.br/posgrad/procseletivo

Inscrições: 9 a 30/04 (pelo endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

Departamento de Física da UFC: http://www.fisica.ufc.br/

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página