Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CBPF lança sua série de vídeos com entrevistas

Publicado: Segunda, 02 de Março de 2020, 14h46 | Última atualização em Segunda, 02 de Março de 2020, 14h52 | Acessos: 123

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), lança hoje (02/03) o ‘CBPF On’, sua série de entrevistas. O material estará disponível para os internautas no canal do CBPF no Youtube e em suas mídias sociais.

Inaugura a série a entrevista com Mariana Bottino, coordenadora do Programa Cientista Empreendedor, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio), sediado no CBPF. Doutora em bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela fala sobre empreendedorismo para cientistas e a regulamentação legal da área.

Em seguida, serão publicadas a entrevistas com Maria Daniela Leite, que defendeu o trabalho número 1.000 de pós-graduação do CBPF e atualmente faz doutorado na Alemanha, sobre mulheres na ciência; com Ulisses Barres de Almeida, pesquisador associado do CBPF, sobre radiação gama e grandes experimentos da área; e com o pesquisador titular do CBPF José Helayël-Neto, sobre os mistérios que persistem a respeito do elétron e a equação que explicou o comportamento dessa partícula centenária.

 

Exemplo de página inicial de cada edição, com CV resumido do(a) entrevistado(a)

(Crédito: CBPF On/NCS-CBPF)

 

A série

A ideia do CBPF On é produzir entrevistas curtas (cerca de 5 minutos). Mas, para os que quiserem se aprofundar no assunto, haverá também uma versão mais longa e detalhada (cerca de 15 minutos). Com periodicidade inicialmente mensal, a série terá sempre temas científicos ou correlatos à atividade de pesquisa.

A idealização do CBPF On é de João Carlos Martins Leite, técnico da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (Cotec), do CBPF. Leite também é responsável pelas gravações e edições dos vídeos.

“A ideia da série surgiu quando percebi que um canal direto de entrevistas poderia alcançar parte significativa dos internautas interessados em temas de ciência e tecnologia. O objetivo é o de dar mais evidência ao CBPF nas redes sociais e abrir mais uma via de comunicação com o grande público”, explica Leite.

Segundo o técnico, o momento é promissor: os ‘Colóquios CBPF’ estão com audiência cada vez maior, e cresce também o número de assinantes do canal do CBPF no YouTube.

 

No EMC2

O conteúdo das entrevistas fica por conta do Núcleo de Comunicação Social, ligado à Coordenação de Ações Institucionais (Coins), sob a responsabilidade do tecnologista sênior Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do CBPF.

As primeiras quatro entrevistas foram gravadas no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros. Mas, a partir de agora, serão feitas no Estúdio Multimídia de Comunicação de Ciência (EMC2) do CBPF, que recebe agora os toques finais.

O CBPF On deve ampliar o escopo de seus temas, incluindo também entrevistas com pesquisadores de outras instituições e assuntos relacionados à história e filosofia da ciência, por exemplo.

 

Mais informações:

Canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

NIT-Rio: http://www.nitrio.org.br/

No portal: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-lanca-ano-que-vem-videos-com-entrevistas

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página