Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

CBPF realiza sonhos de estudantes na 5ª EAFExp

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 15h31 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 15h34 | Acessos: 50

Andreza Aquino Pereira, estudante do 4° período de licenciatura em ciências biológicas da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará, não acreditou quando foi selecionada para participar da 5ª Escola Avançada de Física Experimental (5ª EAFExp), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

“Estar no CBPF é um sonho! Quando fui aprovada, chorei e imaginei como seria, para uma aluna de biologia, estar em uma cidade extremamente longe da minha região, em um ambiente onde a maioria são estudantes de física”, disse ela.

Faltava, porém, dinheiro. A força de vontade falou mais alto, e os amigos de Andreza mobilizaram-se para financiar a viagem e estada da colega, fazendo eventos, rifas, stories e lives nas redes sociais. Com isso, a graduanda de biologia virou notícia. Ganhou as páginas da internet da URCA e da cidade onde mora, Crato (CE), e saiu no jornal da cidade onde nasceu, Barro (CE).

 

Andreza na 5a EAFExp; acima, à dir., com o diretor do CBPF, Ronald Shellard

(Crédito: José Cardoso Ramalho Nery/CBPF)

 

 

Feliz e orgulhosa

Na 5ª EAFExp, Andreza foi selecionada para o módulo ‘Estudo do movimento de bactérias magnéticas’, ministrado pelo pesquisador titular do CBPF Daniel Acosta-Avalos.

“Estou muito feliz e orgulhosa de ter conhecido o CBPF e representando a minha universidade, meu estado e meu curso. Gostaria que todas as pessoas que amam ciência, pesquisadores e estudantes, pudessem conhecer este instituto, que, em minha opinião, é um dos maiores centros de pesquisa da América Latina”, disse a estudante.

 

Sonhando alto

Victor Hugo da Silva e Silva faz bacharelado em física na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Ele, de uma só vez, realizou dois sonhos: conhecer o CBPF e viajar de avião pela primeira vez.

“Eu nunca tinha saído de Manaus e nem viajado de avião. Fiz a inscrição com a esperança de ser escolhido e poder aprender física, em um instituto de tanto prestígio como o CBPF”, disse.

 

Victor Hugo, em vários momentos na 5ª EAFExp, no CBPF

(Crédito: José Cardoso Ramalho Nery/CBPF)

 

A felicidade de Vitor ficou ainda maior quando foi escolhido para participar do módulo ‘Nanomagnetismo e spintrônica’, ministrado pelo pesquisador associado do CBPF Flávio Garcia, auxiliado pelos doutorandos Rodrigo Torrão e Wesley Jalil.

“Conhecer os laboratórios, aprender novas técnicas experimentais, mexer nos equipamentos livremente, fazer minhas amostras... Isso me permitiu sentir como é a rotina de um físico experimental. Além disso, o intercâmbio de cultura e pessoas de diferentes nacionalidades e estados brasileiros é uma experiência inesquecível”, disse o estudante. 

A empolgação de Vitor Hugo com a EAFExp foi tanta que ele já tem um novo sonho: voltar ao CBPF e fazer um mestrado ou doutorado.

 

Victor e Andreza, ao lado dos painéis em homenagem a César Lattes, fundador do CBPF

(Crédito: José Cardoso Ramalho Nery/CBPF)

 

Andreza e Victor tem opinião coincidente sobre o CBPF: o diferencial do instituto é a atenção e o respeito com que pesquisadores, tecnologistas e colaboradores tratam o(a)s estudantes, desde a inscrição até o encerramento da escola.

A 5ª EAFExp ocorreu de 03 a 14 deste mês, com um total de 78 alunos, do Brasil e do exterior.

 

Carla Lustoza

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

5ª EAFExp: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/inscricoes-abertas-para-a-5-edicao-da-eafexp-de-03-a-14-02-no-cbpf

Encerramento: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/5-eafexp-tera-transmissao-ao-vivo-nesta-sexta-14-dos-trabalhos-dos-participantes

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página