Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

COLÓQUIOS CBPF: 'Candido Portinari: do cafezal à ONU', por João Cândido Portinari (Projeto Portinari), dia 17/09 (terça-feira), às 16h, no CBPF

Publicado: Quarta, 11 de Setembro de 2019, 09h46 | Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 09h46 | Acessos: 307

COLÓQUIOS CBPF

 

 

Candido Portinari: do cafezal à ONU

 

João Cândido Portinari

Projeto Portinari

 

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Dia: 17/09 (terça-feira)

Horário: 16h

Será servido um café antes do colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube (youtube.com/CBPFvideos), onde os eventos anteriores estão arquivados.

 

 

 

Resumo:

A palestra terá três partes: i) a vida e obra de Portinari; ii) o trabalho do Projeto Portinari; iii) e sua mais recente iniciativa, o ‘Projeto Guerra e Paz’.

Na primeira parte, falaremos sobre a trajetória artística de Portinari, que começou em um humilde povoado perdido nas imensas plantações de café do estado de São Paulo. Na segunda, trataremos do Projeto Portinari, que há exatos 40 anos empenha-se no levantamento, na catalogação, pesquisa e disponibilização da obra e vida do pintor. Na última, a reinauguração de ‘Guerra e Paz’ no grande plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas.

 

 

João Cândido Portinari

(Crédito: Arquivo Pessoal)

 

 

BREVE CV: 

Graduado em engenharia de telecomunicações na França, João Candido Portinari é doutor pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA). Na década de 1960, ajudou a fundar ‒ e, posteriormente, chefiou ‒ o Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Em 1979, implantou o Projeto Portinari, trabalho universitário de equipe multidisciplinar empenhado no levantamento, na catalogação, pesquisa e disponibilização de um vasto acervo documental sobre a obra, vida e época do pintor Candido Portinari (1903-1962).

É presidente da Associação Cultural Candido Portinari. Recebeu vários prêmios, outorgados a ele ou ao projeto.

 

 

Mais informações sobre o palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8038520147223449

 

 

--
Faça de portal.cbpf.br sua página inicial. E fique bem informado!

registrado em:
Fim do conteúdo da página