COLÓQUIOS CBPF: 'Tem menina no circuito', por Elis Sinnecker (IF-UFRJ), 19/11 (terça-feira), às 16h, no CBPF
COLÓQUIOS CBPF
Tem menina no circuito
Elis Helena de Campo Pinto Sinnecker
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 19/11 (terça-feira)
Horário: 16h
Será servido um café antes do Colóquio.
Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.
Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube (www.youtube.com/CBPFvideos), onde os eventos anteriores estão arquivados.
Resumo:
Em muitas de nossas universidades o número de mulheres nos cursos de Física não chega a 20%. Por que esse número é tão pequeno? Foi pensando nessa questão que três professoras do Instituto de Física da UFRJ criaram o "Tem Menina no Circuito", uma projeto que tem por objetivo incentivar meninas a gostar de ciências exatas. O projeto teve início em 2014 e é desenvolvido em dois colégios da Baixada Fluminense, organizando oficinas lúdicas, exclusivas para garotas, que misturam eletrônica e artesanato. Nessa palestra serão apresentadas as motivações e atividades, assim como erros e acertos desse projeto que completa 5 anos de existência.
Elis Sinnecker
(Crédito: Google Imagens)
BREVE CV:
Elis Sinnecker é Doutora em Física pela UNICAMP. Fez pós-doutorado no Instituto de Magnetismo Aplicado de Madri e no CBPF. Professora do Instituto de Física da UFRJ desde 2004, dedica-se ao estudo de nanoestruturas magnéticas e é, atualmente, coordenadora do Laboratório Didático do IF - LADIF. Desde a fundação do Tem Menina no Circuito, realiza atividades de extensão e divulgação científica voltadas, principalmente, para meninas e para o público infantil.
Mais informações sobre o palestrante:
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0453819762712407
--
Fique bem informado. Faça de portal.cbpf.br sua página inicial. Assine o CBPF News: http://portal.cbpf.br/pt-br/cbpf-news-gerenciamento
Redes Sociais