Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Crise financeira do CBPF e campanha ‘Meia-Noite’ são citadas na Physics World

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2017, 16h18 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 19h30 | Acessos: 1711

A revista especializada britânica Physics World citou, em reportagem do jornalista brasileiro Henrique Kugler, a atual crise financeira do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF),  gerada pelo contingenciamento do orçamento deste ano. Também foi mencionada a campanha pública ‘Meia-Noite da Ciência no Brasil’, que, por meio de um cartaz, compara o cenário da crise ao ‘Relógio do Juízo Final’, usado como uma metáfora pelos físicos para alertar sobre a iminência de uma guerra nuclear de proporções mundiais.

Em um dos trechos da reportagem, Kugler escreve que o CBPF está enfrentando sua pior crise financeira de todos os tempos e que o instituto espera ficar sem dinheiro neste próximo mês de outubro, o que o impediria de fazer a manutenção da infraestrutura de seus laboratórios ou até mesmo pagar a conta de eletricidade.

Há destaque também para o papel preponderante do CBPF pelo fato de a instituição abrigar a ‘espinha dorsal’ (backbone) da internet acadêmica no estado do Rio de Janeiro.

A reportagem (em inglês) – que sairá na edição impressa de 06/10, p. 6 – pode ser lida aqui: http://physicsworld.com/cws/article/news/2017/sep/19/budget-crunch-hits-brazilian-physics

registrado em:
Fim do conteúdo da página