Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Empreendedorismo na academia é tema de seminário oferecido pelo NIT-Rio, nesta quarta (13), no CBPF

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 00h27 | Última atualização em Quarta, 20 de Setembro de 2017, 16h31 | Acessos: 2068

O Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro (NIT-Rio) realiza nesta quarta-feira (13/09), às 10 h, o seminário 'Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Projetos’. Mariana Bottino, responsável pela área de comercialização e negociação do NIT-Rio, falará sobre como empreender quando se está no meio acadêmico e apresentará metodologia desenvolvida para auxiliar pesquisadores a alcançarem o setor produtivo.

A apresentação acontece às 10h, no Espaço Oliveira Castro, edifício Cesar Lattes, prédio principal do CBPF. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.

 

Resumo da apresentação

A pesquisa acadêmica científica tem como base a observação, a formulação de hipóteses e a busca por respostas. Muitas das descobertas que surgem desse processo acabam se traduzindo em benefícios para a sociedade, mas grande parte ainda ‘fica na prateleira’, sem aplicação prática direta pelo mercado. Essa palestra tem como objetivo desmistificar o empreendedorismo no meio científico, apresentando metodologia para organizar ideias e alcançar o setor produtivo. Quer empreender, mas não sabe por onde começar? Venha assistir à palestra ‘Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Projetos’.

 

Breve CV

Graduada em ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mariana Bottino tem doutorado em bioquímica pela mesma instituição e pós-doutorado em inovação e propriedade intelectual. Atua na área de transferência de tecnologia no Arranjo NIT-Rio, onde é bolsista PCI. Organiza a oficina ‘Empreendedorismo e Incubação de Projetos’, que o NIT-Rio está oferecendo para as unidades de pesquisa do arranjo.

 

Mariana Bottino, do NIT-Rio

(Crédito: Divulgação/NIT-Rio)

 

Sobre o NIT-Rio

O Arranjo NIT-Rio é um núcleo de inovação tecnológica que executa atividades relacionadas à gestão da propriedade intelectual, negociação de parcerias com setor produtivo e transferência de tecnologia de oito unidades de pesquisa associadas: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e Observatório Nacional (ON).

 

Serviço:

Seminário: ‘Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Projetos’.

Data: quarta-feira, 13 de setembro de 2017.

Horário: 10 h.

Local: Espaço Oliveira Castro, Edifício César Lattes, CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro, RJ.

Entrada gratuita. Não servidores devem apresentar documento de identificação na portaria.

 

Mais informações;

http://www.nitrio.org.br/

https://www.facebook.com/ArranjoNITRio/

registrado em:
Fim do conteúdo da página