Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estande do CBPF movimenta a 16ª SNCT em Brasília

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h08 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 13h58 | Acessos: 364

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), teve grande destaque nas mídias ao levar suas pesquisas e experiências interativas para a ‘Avenida da Ciência – Mundo MCTIC’, na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A exposição, gratuita, foi promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, e reuniu todas as entidades vinculadas ao ministério para apresentar ao público a produção científica dessas unidades.

 

Visita do ministro e astronauta Marcos Pontes (centro) ao estande do CBPF na 16ª SNCT

(Crédito: Divulgação)

 

Repercussão positiva

O estande do CBPF foi bastante procurado nos dias do evento. Parte desse interesse está relacionada com a publicidade extra que o instituto adquiriu ao ter seus expositores-professores divulgando a física nos meios de comunicação.

O pesquisador titular do CBPF Roberto Sarthour foi recebido pela equipe do Estúdio MCTIC, canal de entrevistas do ministério montado na SNCT, onde apresentou o CBPF, sua missão e abrangência, com foco em sua área de atuação, a informação quântica.

 

Entrevista do pesquisador do CBPF Roberto Sarthour ao Estúdio MCTIC

(Crédito: Divulgação)

 

A edição matutina do ‘Jornal DF1’, da rede Globo, esteve presente no evento em duas ocasiões, visitando o espaço do CBPF e testando os experimentos. As jornalistas participaram das experiências e interagiram com estudantes do ensino fundamental ávidos por ficar com os cabelos ‘arrepiados’ por conta de cargas elétricas ou comer salgadinhos de milho mergulhados em nitrogênio líquido e soltar fumaça pelo nariz.

O ‘Revista Brasília’, programa da Rádio Nacional de Brasília, recebeu o pesquisador associado do CBPF Flávio Garcia em seu estúdio também na 16ª SNCT. Garcia falou sobre os experimentos no estande do CBPF e fez breve resumo da história e das conquistas do CBPF, que completa 70 anos este ano.

 

Estande do CBPF durante visita de estudantes e gravação de reportagem

 

SNCT no Rio

O CBPF também estará presente na ‘16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia’ (SNCT) no Rio de Janeiro (RJ), que acontecerá de 5 a 9 de novembro no campus conjunto do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia e Ciências Afins, no bairro de São Cristóvão. O tema deste ano é ‘Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável’.

Quem visitar o estande do CBPF encontrará uma série de experimentos participativos, do tipo ‘pôr a mão na massa’: câmara de vácuo, antena parabólica, cadeira giratória, anel saltitante, levitação magnética, simulador de acelerador de partículas, holograma, entre outros.

O público terá à sua disposição uma equipe de servidores e pós-graduandos do CBPF para guiar a exploração dos experimentos.

Com essa participação, o CBPF mantém sua tradição de aproximar o grande público da ciência e tecnologia, fazendo com que essas formas de cultura cheguem a crianças, jovens e adultos.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

Portal SNCT: https://snct.mctic.gov.br/

Estúdio MCTIC: https://m.facebook.com/MCTIC/videos/2446238869036021

Revista Brasília: http://radios.ebc.com.br/revista-brasilia/2019/10/sntc-pesquisador-fala-sobre-os-usos-do-nitrogenio-liquido

DF1 na SNCT: https://globoplay.globo.com/v/8021933/

DF1 no estande do CBPF: https://globoplay.globo.com/v/8030939/programa/

 

 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página