Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NIB inaugura exposição em homenagem aos 70 anos de criação do CBPF

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 15h25 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h45 | Acessos: 336

Em seu 70º aniversário de fundação, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), está sendo homenageado com uma exposição por seu Núcleo de Informação C&T e Biblioteca (NIB).

A exposição ‘Espaço-Tempo 70 anos do CBPF: celebrando o passado, realizando o presente, construindo o futuro’ é gratuita e está em exibição no salão de entrada do NIB, no quarto andar do Edifício César Lattes, prédio principal do CBPF.

“Uma das novas atividades do NIB é apresentar exposições temporárias que contemplem a nossa casa e divulguem nosso trabalho. É muito interessante dar um breve passeio por nosso passado e presente”, disse o tecnologista sênior Nilton Alves Júnior, coordenador do NIB.

 

Passado e futuro

A mostra conta com recortes da história da instituição ‒ como um painel de jornais antigos com entrevistas de pesquisadores da casa, equipamentos, mobília e peças históricas ‒, bem como um filme raro, mostrando o CBPF e os desafios científicos à época.

Destaques da mostra são um painel de imagens de laboratórios e estudantes do corpo atual do CBPF e o globo de projeção 360, que simula, por exemplo, o Sistema Solar, a formação dos continentes, a propagação de um tsunâmi.

 

Parte do acervo da exposição do NIB em homenagem aos 70 anos do CBPF

(Crédito: NCS/CBPF)

 

“A exposição tem sido um sucesso, contando com a presença de nossa comunidade e também de alunos do Ensino Médio. Em particular, os pesquisadores que são autores de livros estão escrevendo dedicatórias nos exemplares do acervo. Olhando para o futuro, destaco a inauguração do Lab3I ‒ especializado em Instrumentação IOT, Internet of Things [Internet das Coisas] ‒, onde já desenvolvemos dois projetos que atenderão à biblioteca, em temas como climatização da sala de obras raras e um aplicativo de localização via bluetooth. Em 2020, participaremos da 5a EAFExp [Escola Avançada de Física Experimental, do CBPF] e ofereceremos curso nessa área para a pós-graduação”, completou o coordenador.

 

 

Aspecto geral de uma das entradas do Lab3I, futuro laboratório do NIB

(Crédito: NCS/CBPF)

 

SERVIÇO

Evento: Exposição ‘Espaço-Tempo 70 anos do CBPF: celebrando o passado, realizando o presente, construindo o futuro’

Local: 4º andar, Edifício César Lattes, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ).

Data: até primeira semana de dezembro

Horário: 8h30 às 17h30

Entrada: gratuita (Apresentação obrigatória de documento de identidade na portaria)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página