Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Cultura da informação: Porofobia, Pós verdade e Complexidade

Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 15h30 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 23h52 | Acessos: 167

Cecilia Leite Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), é a quarta convidada dos Colóquios Científicos, série organizada em parceria entre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e o Instituto da Metrópole.

O evento acontece de forma virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no Youtube. 

 



Sobre o tema

As culturas são decisivas e em se tratando de informação estruturantes para definir o nível de consciência ou desenvolvimento de um ser ou sociedade. Porofobia é um conceito que identifica os menos favorecidos e iletrados, caracterizados por estarem à margem do sistema informacional e que têm a informação oral como base de conhecimento. Pós verdade é a interpretação de um fato, baseado na subjetividade, na desinformação e manipulação da informação, capaz de criar um outro sentido, uma nova verdade absolutamente dispare da original. Complexidade é o termo para entender e lidar com esse contexto absolutamente amplo, diverso e incontrolável.

Sobre a palestrante

Atual Diretora do Instituto Brasileiro de Informação de Ciência e Tecnologia – IBICT. Doutora em Ciência da Informação, Mestre em Documentação e graduada em Letras pela Universidade de Brasília. Realizou Instância Formativa no Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha no Programa (Puntos Información Cultural - P.I.C). Em 2002, na pesquisa de Doutorado, desenvolveu uma metodologia de inclusão digital para a inclusão social (Escola Digital Integrada - EDI) - foi o primeiro trabalho acadêmico da Universidade de Brasília que se transformou na Lei 3275, do Governo do Distrito Federal.  Essa metodologia é reconhecida e premiada internacionalmente. Presidente da rede global de interoperabilidade de dados de ACV, chefiada pela ONU Meio Ambiente entre 2015 e 2016. Membro da Rede Empresarial Brasileira de ACV e da rede Cariniana de Preservação Digital. Pesquisadora da EMBRAPA Informação Tecnológica, de carreira, cedida ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para atuar como Coordenadora Geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos do IBICT. Tem experiência na construção de soluções informacionais dos diversos campos do conhecimento e da Gestão Pública.

 

COLÓQUIOS CIENTÍFICOS
Palestrante: Cecilia Leite, IBICT
Tema: Cultura da Informação – Porofobia, Pós verdade e Complexidade 
Dia: terça-feira, 10 de novembro
Horário: 17h
Local: canal do CBPF no Youtube: www.youtube.com/CBPFvideos

registrado em:
Fim do conteúdo da página