Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Física, informação e as novas tecnologias quânticas

Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 11h38 | Última atualização em Terça, 16 de Junho de 2020, 21h53 | Acessos: 1157

Luiz Davidovich

Instituto de Física

Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

Dia: 11/03 (quarta-feira)

Horário: 15h

Local: auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Dr. Xavier Sigaud 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

 

Será servido um café antes do Colóquio.

Entrada gratuita, sem necessidade prévia de inscrição. Público externo deve apresentar documento de identificação na portaria.

Transmissão ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube - www.youtube.com/CBPFvideos

 

Resumo:

A partir do final do século 20, novos desenvolvimentos teóricos e experimentais levaram ao aparecimento de uma nova área de pesquisa, caracterizada pela forte interação entre pesquisa básica e aplicada e pela intensa interdisciplinaridade: a Informação Quântica. Ela abrange conceitos sutis da física quântica e um leque variado de aplicações: sensores ultrassensíveis para detectar forças fracas e deslocamentos da ordem do tamanho do núcleo de um átomo (úteis, por exemplo, para a detecção de ondas gravitacionais), medidas precisas de frequência e temperatura, relógios atômicos, segurança de comunicações (criptografia quântica), compressão mais eficiente de dados e computadores quânticos.  Desafios que estimulam a colaboração entre físicos, cientistas de computação, matemáticos, químicos, biólogos e engenheiros. Essa palestra abordará aspectos conceituais e desenvolvimentos recentes nessa área do conhecimento, envolvendo o encontro entre noções científicas profundas e novas tecnologias, inimagináveis para os jovens que conceberam a física quântica no início do século 20.

 

 

Luiz Davidovich

(Imagem: divulgação)

 

BREVE CV: 

Possui graduação em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1968) e doutorado em Física pela University of Rochester (1976). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas na área de Física, com ênfase em ÓPTICA QUÂNTICA e INFORMAÇÃO QUÂNTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da National Academy of Sciences (USA). Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2000, com o Prêmio TWAS de Física em 2001, com o Prêmio Álvaro Alberto (CNpq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil) em 2010 e com a Comenda da Ordem do Mérito Naval em 2017. É Fellow da Optical Society of America e da American Physical Society. Foi eleito Presidente da Academia Brasileira de Ciências para os períodos 2016-2019 e 2019-2022 e Secretário Geral da TWAS para o período 2019-2023.

 

Mais informações sobre a palestrante:

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2112374695114747

registrado em:
Fim do conteúdo da página