Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PROVOC

Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 18h23 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 15h26 | Acessos: 5754
imagem sem descrição.

O Programa de Vocação Científica do CBPF (PROVOC-CBPF) visa oferecer, aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas (e algumas particulares) do estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de conhecerem e se envolverem com o trabalho de cientistas. Essa convivência pode motivá-los a aprofundar seus estudos em Ciência e Tecnologia. Uma seleção anual é feita, entre estudantes indicados por suas instituições de ensino, cadastradas no Programa. Cada candidato selecionado é indicado a um orientador – pesquisador, tecnólogo e/ou colaborador do CBPF, cuja área de pesquisa seja de interesse do aluno, e desenvolve um projeto ao longo do ano. O projeto pode variar desde estudos aprofundados de temas específicos trazidos pelo aluno, até temas mais gerais, ligados à Física Moderna e suas aplicações, como reatores nucleares, o sistema solar, a teoria da relatividade, a estrutura elementar da matéria, materiais magnéticos, supercondutores e suas aplicações etc. O PROVOC do CBPF conta ainda com um Laboratório Didático, onde vários experimentos fundamentais da Física, tais como a determinação da carga e da massa do elétron ou a medida da velocidade da luz, dentre outros, podem ser realizados pelos estudantes. Os alunos também participam do Seminário Anual de Vocação Científica, quando os resultados de seus estudos são apresentados.

 

Informações para participar do Programa de Vocação Científica do CBPF.

Professor: Marcos de Castro Carvalho 
Tels: 2141-7297 / 2141-7184
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Secretária: Mônica Ramalho Silveira 
Tels: 2141-7277
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Seminário de Vocação Científica do CBPF

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2019 realizou-se o XXII Seminário de Vocação Científica do CBPF, com apresentações dos trabalhos dos alunos dos períodos básico e avançado do PROVOC.

Os três melhores trabalhos receberam como prêmio o acesso ao acervo digital da Revista Ciência Hoje, bem como um ano de assinatura online da publicação.

Além disso, foram premiados oito alunos com Menção Honrosa, pela qualidade de seus trabalhos, recebendo um livro de divulgação científica cada um.

 

Os três melhores trabalhos foram (ordem alfabética):

 

  • Bianca de Melo Araújo, do Colégio de Aplicação da UERJ – Estudo sobre alternativas farmacológicas aos corticosteroides no tratamento de inflamações crônicas (Orientação: Marcos de Castro Carvalho / Mac Gyver)
  • Jennifer Victória Costa da Silva, do IFRJ Nilópolis – Estrelas variáveis e a medida de expansão do universo (Orientação: Felipe Tovar Falciano)
  • Raphael Nunes da Silva Moreira Souza, do CEFET Maracanã – Magnetorresistência em filmes finos depositados por Magnetron Sputtering (Orientação: Isabel Liz Castro Merino)

 

As oito Menções Honrosas foram (ordem alfabética):

 

  • Bárbara Barsi Duarte Batista da Silva, do Colégio Pedro II Niterói – Near Space: Exploração espacial amadora – projetos e desafios (Orientação: Elmo dos Santos Brandão Júnior)

  • Guilherme Tavares Vivas, do Colégio Pedro II Niterói – A relatividade geral em seus quatro testes fundamentais (Orientação: Sebastião Alves Dias)

  • Heloísa Campos Almeida, do Colégio Pedro II Niterói – Remoção de agrotóxicos e desinfecção de alimentos (Orientação: Marcos de Castro Carvalho / Mac Gyver)

  • Jean Victor Fernandes Coutinho, do Colégio Pedro II São Cristóvão – Coreografias Planetárias (Orientação: Raul Oscar Vallejos)

  • José Ricardo de Oliveira Araújo, do CEFET Maracanã – Síntese de nanopartículas magnéticas para o tratamento de células tumorais (Orientação: Flávio Garcia e Evelyn Santos)

  • Leiliane Souza dos Santos Monteiro, do Colégio Pedro II Niterói – Um estudo de jatos relativísticos da SS433 (Orientação: Leonardo Ospedal Prestes Rosas)

  • Pedro Alípio Barreto Batista, do CEFET Itaguaí – O espalhamento fóton-fóton e a não linearidade eletromagnética (Orientação: José Abdalla Helayël-Neto)

  • Rebeca Araújo de Mello, do Colégio Pedro II Engenho Novo – Reconhecimento de fungo e fase de crescimento em cápsula de café (Orientação: Lia Souza Coelho)

 

Quem continua no PROVOC em 2020:

 

  • Pedro Alípio Barreto Batista – Cefet Itaguaí, orientação Helayël

  • Felipe Resende de Mendonça – CSVP, orientação Arthur Moraes

  • Bárbara Barsi Duarte Batista – CP II Niterói, orientação Elmo Brandão

  • Rafael Hipólito Rodrigues – CP II D. de Caxias, orientação Leonardo Cirto

  • Marcelo Máximo Andrade – CP II D. de Caxias, orientação André Linhares

  • Raphael Nunes – CEFET Maracanã, orientação Isabel Merino

  • Marianna Maurício – CP II São Cristóvão, orientação Eduardo Bittar

 

 

   Livro de Resumos 2019
 

   Seminário Provoc 2018
   Livro de Resumos 2018

 

Nos últimos dias 28 e 29 de novembro de 2018 aconteceu o XXI Seminário de Vocação Científica do CBPF. Foram apresentados 14 trabalhos no primeiro dia e 16 no segundo, totalizando 30 exposições de 15 minutos (em média), com 5 minutos adicionais para perguntas. Houve uma Comissão Avaliadora dos trabalhos, presidida pelo responsável pelo PROVOC, Prof. Marcos de Castro Carvalho, e composta pelos Profs. Gerson Bazo Costamillan (IME), Sebastião Alves Dias e Sérgio José Barbosa Duarte. O evento foi secretariado e gerenciado pela secretária do PROVOC, Mônica Ramalho Silveira. 

 

Ao final das apresentações, a banca se reuniu e escolheu os três melhores trabalhos, que foram premiados com assinaturas eletrônicas da revista Ciência Hoje. Os trabalhos escolhidos foram (em ordem alfabética dos apresentadores):

 

1) O Bóson de Higgs e a Jornada do Estudo da Matéria, por Arthur Tavares Quintão, do Colégio São Vicente de Paulo, orientado por Arthur Marques Moraes;

 

2) A Frequência de Assalto à Barreira de Potencial: um Ingrediente Essencial nos Cálculos das Meias-Vidas dos Processos Radioativos, por Breno Mascarenhas Pontes, do Colégio Pedro II - Realengo, orientado por Emil de Lima Medeiros;

 

3) Efeitos Eletromagnéticos em Meios Materiais, por Matheus Costa Stutz de Matos, do CEFET – Maracanã, orientado por Leonardo Ospedal Prestes Rosas.

 

Houve também 8 menções honrosas (também em ordem alfabética dos apresentadores), que foram premiados com livros:

 

1) Introdução à Relatividade do Tempo, por Arthur Vidaurre de Almeida e Georgia Estrella Liporace Barcelos, do Colégio São Vicente de Paulo, orientados por Nelson Pinto Neto;

 

2) Modelagem e Previsão de Sistemas Dinâmicos, por Bernardo Lessa Guerra, do Colégio Pedro II – Centro, orientado por Linneu Holanda;

 

3) Estudo da Adesão Celular de Pré-Osteoblastos em Discos de Hidroxiapatita Adsorvidos com Soro Fetal Bovino, por Glenda Guimarães Clemente Silva e Larissa Silva das Neves Correa, do IFRJ – Nilópolis, orientadas por Suzana Azevedo dos Anjos e Elena Mavropoulos;

 

4) Produção e Caracterização de Fotocatalisadores Superparamagnéticos, por Heloísa Campos Almeida e Bianca de Melo Araújo, do CAP / UERJ, orientadas por Cilene Labre, Mariana Giffoni e Marcos de Castro Carvalho; 

 

5) Degradação de Fármacos Encontrados em Ambientes Aquáticos por Processos Oxidativos Avançados, por Larissa Leal de Lima Gomes, do IFRJ – Nilópolis, orientada por Marcos de Castro Carvalho;

 

6) Problema Restrito de Três Corpos no Plano: Redução ao Problema de Dois Corpos Num Campo de Força Central e Objeto Circundante, Circunscrito e Transpassante a um Sistema Binário, por Laura Stolze Lima Portugal, do Colégio São Vicente de Paulo, orientada por Carlos E. Cedeño Montaña e Riccardo Belvedere;

 

7) Aprendendo Sobre Mecânica Quântica a Partir de Sistemas de Dois Estados, por Marina Sangineto Jucá, do Colégio Pedro II – Tijuca, orientada por Sebastião Alves Dias;

 

8) Introdução a Métodos da Física Através de Estudo Dirigido em Eletrônica, por Mateus Fernandes Gemelle Leal (Colégio Pedro II – Humaitá) e Pedro Henrique Alves Lopes (Colégio Pedro II – Engenho Novo), orientados por André Persechino (com colaboração de Felipe Pires e Marcos Costa).  

 

A equipe responsável pelo PROVOC parabeniza todos os Alunos e Orientadores que participaram do XXI Seminário de Vocação Científica. Percebemos, ao longo deste ano, um entusiasmo crescente do CBPF com o Programa, o que resultou numa edição cheia de destaques e trabalhos substanciosos. Aproveitamos para convidar toda a comunidade do CBPF a se envolver cada vez mais com o PROVOC, um esforço de nossa Instituição para motivar e entusiasmar jovens talentos para a Física e para a Ciência em Geral. 

 

 

   Seminário Provoc 2017
   Livro de Resumos 2017

 

Nos dias 29 e 30 de novembro de 2017, aconteceu a última edição do Seminário de Vocação Científica do CBPF. Foram apresentados 15 trabalhos no primeiro dia e 16 no segundo, totalizando 31 exposições de 20 minutos, com 5 minutos para perguntas.

Ao final das apresentações, a banca, composta pelos professores Sebastião Alves Dias, Emil de Lima Medeiros, Francisco Caruso e Susana Izabel Zanette de Caride, se reuniu e escolheu os três melhores trabalhos, que foram premiados com assinaturas eletrônicas da revista Ciência Hoje. Os trabalhos escolhidos foram (em ordem alfabética dos apresentadores):

 

1) Como se Faz Pesquisa em Materiais e Filmes Finos?, por Amanda Ramire Andrade, do Colégio Pedro II - Duque de Caxias, orientada por Grécia Gomez e Gabriela Cerqueira;

 

 2) Avaliação da Citocompatibilidade de Nanopartículas de Hidroxiapatita Expostas a Células MC3T3-E1, por Glenda Guimarães Clemente Silva e Larissa Silva das Neves Correa, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Nilópolis, orientadas por Suzana Azevedo dos Anjos e Elena Mavropoulos;

 

3) Montagem de um Sistema Optoeletrônico para Medida da Rotação do Plano de Polarização da Luz, por Victor Mesquita Estellita Lins, do Colégio Pedro II - Humaitá, orientado por Pablo Diniz Batista.

 

 Três trabalhos receberam menção honrosa (em ordem alfabética dos autores):

 

1) Quarenta Belos Anos da Detecção do Quark Bottom, por Arthur Tavares Quintão, do Colégio São Vicente de Paulo, orientado por Arthur Marques Moraes;

 

2)  O Paradoxo dos Relógios na Relatividade Especial: Tentando Explicá-lo (e Resolvê-lo) de Maneira Simples, por Breno Mascarenhas Pontes, do Colégio Pedro II - Realengo, orientado por Emil de Lima Medeiros;

 

3) Caracterização de Filmes Finos por Difração de Raios X, por Pedro Otávio de Souza Dias, do CEFET-RJ, orientado por Alexandre Mello de Paula Silva e Roberto Silva Sarthour Júnior.

 

 

   Seminário Provoc 2016
   Livro de Resumos 2016

 

No XIX Seminário de Vocação Científica do CBPF, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2016, foram escolhidos os seguintes trabalhos, premiados com assinaturas anuais de Ciência Hoje:

 

1) Aluna: Maria Carolina Freitas de Mendonça Costa (Colégio Pedro II - Tijuca)
     Trabalho: Interações Eletrofracas e Atividade Óptica
     Orientador: José Abdalla Helayël Neto

 

2) Aluna: Maria Clara Rodrigues da Silva (Colégio Pedro II - S. Cristóvão)
    Trabalho: Processos Avançados de Oxidação
    Orientador: Marcos de Castro Carvalho (McGyver)

 

3) Aluna: Mariana Porto Barreto (Colégio S. Vicente de Paulo)
    Trabalho: O Modelo Atômico de Bohr para um Fóton Massivo
    Orientador: Gustavo Pazzini


 e duas menções honrosas:

1) Aluna: Lara Tondelo Coelho (Colégio QI)
    Trabalho: Robô Autônomo para Mapeamento de Labirintos
    Orientadores: Marcos de Castro Carvalho  (McGyver) e Pedro Nori

 

 2) Aluna: Mariana Bomfim Guedes (Colégio Pedro II - São Cristóvão)
     Trabalho: Encontrando Respostas: a Revolução Científica Através da Física de Partículas
     Orientador: Arthur Moraes

  

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página