Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

3ª edição de ‘Ciência e Democracia’ ocorre hoje, 12/09, no CBPF

  • Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 10h38
  • Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 11h01
  • Acessos: 935

A 3ª edição do ‘Ciclo Ciência e Democracia’, que debaterá o tema ‘Mudanças climáticas e aquecimento global: negando a catástrofe, inviabilizando o futuro’, ocorre hoje (12/09, quinta), a partir das 14h, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ). A mesa ‒ mediada por um jornalista da área de ciência ‒ contará com presença de acadêmicos.

Esta terceira edição mantém os objetivos gerais propostos para o ciclo: analisar e debater grandes temas da atualidade, como violência (edição inaugural, em 12/06 último), educação (26/06), drogas, feminicídio etc.

O ciclo é transmitido ao vivo pelo canal do CBPF no YouTube, e os internautas podem mandar perguntas para os participantes da mesa por meio de correio eletrônico (ver ‘Serviço’).

 

Participações

Os trabalhos da mesa serão mediados por Bernardo Esteves, doutor em historia da ciência pelo HCTE/UFRJ (Programa de Pós-graduação em Historia das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), jornalista especializado na cobertura de ciência da revista Piauí e autor do livro Domingo é dia de ciência.

Os temas e os participantes da mesa serão os seguintes:

‒ ‘Evidências científicas das mudanças climáticas: inequívoco’, por Andréa Souza Santos, doutora em engenharia pela Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia) da UFRJ ‒ onde é professora adjunta ‒, secretária executiva do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, chapter scientist do Grupo de Trabalho III do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas);

‒ ‘Política internacional das mudanças climáticas’, por Carlos Roberto Sanchez Milani, doutor em estudos do desenvolvimento pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris), professor associado do IESP/UERJ (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e coordenador do Labmundo (Laboratório de Análise Política Mundial);

O depoimento ficará por conta do físico Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF). O tema de sua fala será o embate recente que teve com o governo federal na questão do monitoramento do desmatamento da Amazônia. Galvão é doutor em física pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA), professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, ex-presidente da SBF (Sociedade Brasileira de Física) e membro da ABC (Academia Brasileira de Ciências).

 

(Crédito: Deborah Miranda)

 

Quarta edição

O ciclo, que ocorre no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, foi idealizado e é organizado pela física teórica Ligia M. C. S. Rodrigues, pesquisadora aposentada do CBPF.

Cada um dos participantes terá 20 minutos para uma intervenção inicial, inclusive o depoimento. Ao fim das falas, será aberta sessão de debate com a plateia.

Serão divulgados em breve detalhes da 4ª edição do ‘Ciclo Ciência e Democracia’, cujo tema e data serão definidos pela organização do evento.

 

SERVIÇO:

Evento: Ciclo Ciência e Democracia III

Tema: ‘Mudanças climáticas e aquecimento global: negando a catástrofe, inviabilizando o futuro’

Dia: 12 de setembro (quinta-feira)

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Xavier Sigaud 150, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ)

Horário: a partir das 14h (Entrada gratuita. Público externo deve apresentar documento de identidade na portaria)

Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

Perguntas para a mesa: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página