Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do MS convidam cientistas para participar da 71ª Reunião da SBPC

  • Publicado: Segunda, 27 de Maio de 2019, 15h30
  • Última atualização em Terça, 28 de Maio de 2019, 10h33
  • Acessos: 232

A 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre entre 21 e 27 de julho deste ano, em Campo Grande (MS), chega com uma novidade: estudantes do município escreveram para cientistas de várias regiões do Brasil, convidando-os a participar do evento e a conhecer os atrativos da cidade.

 

Cartaz da 71ª Reunião Anual da SBPC

(Crédito: Divulgação)

 

Alunos de escolas do município enviaram cartões-postais para pesquisadores, por exemplo, das unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Uma delas, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), recebeu 16 deles.

 Ao todo, foram confeccionados 5 mil postais, ilustrados com pontos turísticos da cidade sul-mato-grossense. A ideia por trás da iniciativa foi também resgatar ‒ na era das mídias eletrônicas e sociais ‒ o costume da escrita em papel e da correspondência.

Em seus postais, os estudantes destacam a fauna e flora, bem como a cultura, o lazer e os pontos turísticos da região ‒ em especial, o Parque das Nações Indígenas. Os textos ‒ todos eles individualizados ‒ enfatizam, em geral, um ponto: os alunos dizem esperar ansiosamente para encontrar os destinatários na reunião.

 

Formação e divulgação

Com o tema central ‘Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social’, esta edição da SBPC contará ‒ como é comum a essas reuniões ‒ com conferências, minicursos, mesas-redondas, encontros, sessões especiais e sessões de pôsteres. A sede da reunião este ano será na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Entre os eventos previstos na programação deste ano, está a ‘SBPC Cultural’, com atividades artísticas regionais e discussões sobre cultura; a ‘SBPC Afro e Indígena’, trazendo conferências e mesas-redondas sobre o tema; e a ‘SBPC Jovem’, com exposição para estudantes e público em geral. Haverá também a ‘ExpoT&C’, mostra de ciência e tecnologia.

 

Cartão-postal de aluna de Campo Grande (MS)

(Crédito: Divulgação)

 

Sobre a SBPC

A SBPC, a mais tradicional sociedade representativa da comunidade científica brasileira, conta com cerca de 5 mil sócios ativos e aproximadamente 140 sociedades associadas. Foi fundada em 8 de julho de 1948 e tem como uma de suas finalidades o fortalecimento da cultura científica no cenário nacional.

 

SERVIÇO

Evento: 71ª Reunião Anual da SBPC

Quando: de 21 a 27 de julho de 2019

Onde: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Av. Costa e Silva, s/nº, Campo Grande (MS)

Inscrições: http://ra.sbpcnet.org.br/campogrande/wp-content/uploads/2018/12/ni71.pdf

SBPC: http://portal.sbpcnet.org.br/

 

Cassia de Sousa Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página