Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aristóteles e o espaço é tema central de artigo de pesquisadores do CBPF

  • Publicado: Sexta, 28 de Junho de 2019, 12h12
  • Última atualização em Sexta, 28 de Junho de 2019, 17h50
  • Acessos: 700

A noção de espaço para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.) é tema de artigo publicado por dois pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

Em trabalho que saiu em Anais de Filosofia Clássica, Francisco Caruso, pesquisador titular, e Roberto Moreira (aposentado), ambos do CBPF, discutem o problema da dimensionalidade do espaço em Aristóteles e buscam, segundo os autores, "esclarecer por que o número de dimensões do espaço é diferente em diferentes obras de Aristóteles, e como esta diferença foi recebida ao longo da história da física”.

A ideia do artigo ‒ cujo título é ‘Espaço em Aristóteles: da bidimensionalidade do topos às seis diastaseis que definem os animais’ ‒ nasceu de convite que ambos receberam para apresentar trabalho no ‘VII Congresso Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: Aristóteles e o Movimento’, realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro ainda em 2017.

 

Capa do periódico do IFCS

(Crédito: Divulgação)

 

Por que e como?

“Desde meados da década de 1980, Moreira e eu nos dedicamos a estudar e refletir sobre duas perguntas: por que o espaço tem três dimensões? Como a dimensionalidade do espaço se manifesta nas leis da física?”, disse Caruso. “Esses são temas que têm nos dado uma grande satisfação intelectual”, resumiu.

Segundo o pesquisador, essa linha de pesquisa já deu origem a um número significativo de publicações nas áreas de história da física, epistemologia, filosofia da física e física com outros colaboradores. Por exemplo, ainda em 2015, Caruso e Moreira publicaram o artigo ‘On Kant’s first insight into the problem of space dimensionality and its physical foundations’, no prestigioso periódico Kant-Studien.

“Agora, temos o prazer de ver publicado esse artigo sobre Aristóteles, que, juntamente com Kant, lançou as bases para a discussão moderna sobre a dimensionalidade do espaço”, disse Caruso.

 

SERVIÇO

Título: ‘O Espaço em Aristóteles: da bidimensionalidade do topos às seis diastaseis que definem os animais

Autores: Francisco Caruso e Roberto Moreira

Periódico: Anais de Filosofia Clássica (acesso gratuito)

https://revistas.ufrj.br/index.php/FilosofiaClassica/article/view/22259/13990

registrado em:
Fim do conteúdo da página