Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF assina acordo de parceria científica com Embrapa Solos

  • Publicado: Sexta, 12 de Julho de 2019, 12h37
  • Última atualização em Sexta, 12 de Julho de 2019, 14h28
  • Acessos: 586

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) assina, nesta segunda-feira (15/07), em cerimônia que começa às 10h, acordo de cooperação científica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Solos (Embrapa Solos), também situada no Rio de Janeiro (RJ). Na ocasião, será também formalizada a transferência de tecnologia cujo processo jurídico contou com a ajuda do Núcleo de Inovação Tecnológica - Rio (NIT-Rio).

A tecnologia transferida foi desenvolvida no Laboratório de Instrumentação e Medidas (LIM), coordenado pelo tecnologista sênior do CBPF Geraldo Cernicchiaro, feito em conjunto com o pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Geraldes Teixeira.

Denominado permeâmetro digital, o equipamento permite automatizar a leitura e o armazenamento dos dados físico-hídricos do solo e da água ‒ em especial, aqueles sobre condutividade hidráulica do terreno. Até então, dispositivos similares disponíveis no mercado eram analógicos, com operação custosa e leitura manual.

 

Testes de campo do permeâmetro digital, em São Luís (MA)

(Crédito: Cernicchiaro et al/Journal of Hidrology)

 

 

Expertise complementar

O permeâmetro desenvolvido no LIM permite processar esses dados e simplificar a operação, com base em sua capacidade de conexão a tablets ou celulares, por exemplo. Esse é o primeiro de uma série de dispositivos que estão sendo desenvolvidos pela cooperação entre o CBPF e a Embrapa Solos para uso de eletrônica embarcada no monitoramento da água e do solo.

Segundo Cernicchiaro, “podemos constatar que existe grande carência de sensores inteligentes e automação no setor agrário e de monitoramento ambiental. A Embrapa Solos e o CBPF apresentam expertise complementar na compreensão do problema e no desenvolvimento de instrumentos interdisciplinares para abordar esse desafio. A informatização é uma questão estratégica e fundamental, para gerenciamento melhor e mais acurado neste setor”.

Os resultados do desenvolvimento do permeâmetro digital estão no artigo ‘Digital interface device for field soil hydraulic conductivity measurement’, publicado em Journal of Hydrology (v. 576, p. 58-64, 2019). Além de Cernicchiaro e Teixeira, também assina o trabalho Rafael Barmak, então pós-graduando do CBPF orientado por Cernicchiaro.

 

Aspecto parcial das instalações do LIM, do CBPF

(Crédito: LIM/CBPF)

 

Propriedade intelectual

A transferência de tecnologia do CBPF para a Embrapa Solos contou com a intermediação do NIT-Rio. “Analisamos o processo e redigimos cláusulas de propriedade intelectual, sigilo e exploração comercial futura da tecnologia, atendendo aos princípios do Novo Marco Legal da Inovação”, disse a advogada Neila Barbosa, assessora em inovação do NIT-Rio.

O Novo Marco Legal da Inovação ‒ conhecido como Código de Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovado em 2016  ‒ é um conjunto de dispositivos legais que simplifica os procedimentos na interação entre institutos de ciência e tecnologia e empresas, para garantir a segurança jurídica e transparência nas parcerias em projetos relacionados às atividades de pesquisa.

Para o tecnologista sênior Marcelo Portes de Albuquerque, responsável titular do NIT-Rio, o CBPF tem longa tradição de P&D (pesquisa e desenvolvimento) associados à física experimental e, com base nessa expertise, tem desenvolvido instrumentos científicos avançados. Segundo ele, desde a introdução da Lei de Inovação, em 2004, o CBPF se fortaleceu ainda mais, atuando em toda a cadeia da inovação tecnológica, realizando atividades e parcerias com o setor produtivo e transferências de tecnologia.

“Esse acordo de cooperação com a Embrapa Solos é mais um sucesso dessa iniciativa do CBPF, por meio de sua experiência no desenvolvimento de instrumentos científicos, aplicados agora a um novo método de medição automática da condutividade hidráulica do solo. É o que chamamos de inovação com base na ciência”, completou Albuquerque.

 

Memorando de entendimento

O CBPF receberá, na próxima quarta-feira (17/07), comitiva do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Além de visita às instalações e apresentação sobre a produção científica do CBPF, a programação inclui a assinatura de memorando de entendimento entre as duas instituições, para viabilizar cooperação para o desenvolvimento de um programa de pós-graduação em instrumentação científica no IFF.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

SERVIÇO

Evento: Assinatura de acordo de cooperação científica entre CBPF e Embrapa Solos

Data: 15/07 (segunda)

Horário: a partir das 10h

Local: Embrapa Solos, à rua Jardim Botânico, 1024, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)

Entrada: restrita a convidados

 

Mais informações:

Artigo: https://doi.org/10.1016/j.jhydrol.2019.06.034

CBPF: http://portal.cbpf.br/index.php/pt-br/

Embrapa Solos: https://www.embrapa.br/solos

NIT-RIO: www.nitrio.org.br

LIM: https://bit.ly/2XEUZDS

registrado em:
Fim do conteúdo da página