Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF e Embrapa Solos firmam parceria e nota técnica de titularidade

  • Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 15h02
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 18h00
  • Acessos: 332

Foi assinado, esta semana, acordo de cooperação e de transferência de tecnologia entre o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Unidade Solos (Embrapa Solos), instituições com sede no Rio de Janeiro (RJ).

Estavam presentes à cerimônia ‒ no qual foram firmados um Acordo de Cooperação Técnica e uma Nota Técnica de Titularidade ‒ os diretores da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, e do CBPF, Ronald Cintra Shellard, bem como os responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia transferida, o tecnologista sênior Geraldo Cernicchiaro, do CBPF, e o pesquisador Wenceslau Teixeira, da Embrapa Solos.

Também participaram do evento Marcelo Portes de Albuquerque, tecnologista sênior do CBPF e responsável titular do Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisa do MCTIC no Rio de Janeiro (NIT-Rio); Petula Ponciano, chefe adjunta de transferência de tecnologia da Embrapa Solos; Alba Martins, Pedro Freitas e Silvio Tavares, pesquisadores da Embrapa Solos.

 

Visão geral da assinatura de acordos entre CBPF e Embrapa Solos

(Crédito: Denise Coutinho/CBPF)

 

Missões distintas

O permeâmetro digital, equipamento que automatiza a leitura e o armazenamento dos dados físico-hídricos do solo e da água, foi desenvolvido no Laboratório de Instrumentação e Medidas (LIM), coordenado por Cernicchiaro. O desenvolvimento desse equipamento foi feito em colaboração com Teixeira.

Cernicchiaro fez um balanço do processo de desenvolvimento do permeâmetro digital. “Um dos privilégios dos físicos é o de poder conciliar diferentes diálogos, o que agiliza a resolução de problemas. Nesse projeto, pudemos unir a demanda qualificada da Embrapa à tradição do CBPF no uso de tecnologias”. O tecnologista disse ainda que essa parceria já rendeu três novos dispositivos com potencial de aplicação ‒ todos, no momento, em desenvolvimento.

Para Polidoro, apesar de a parceria já ter resultados práticos, a perspectiva é a de que essa colaboração seja a porta de entrada para novas inovações. “Duas instituições, em princípio tão distintas em suas missões, juntas, podem produzir coisas maravilhosas”, disse. Para o diretor da Embrapa Solos, é preciso que se busque objetivamente soluções para problemas que limitam a produtividade do agricultor.

Shellard destacou que as pesquisas do CBPF não visam à aplicação imediata. Mas, a seu ver, é justamente essa a base fundamental para o desenvolvimento de novas tecnologias, como tem mostrado a história. “No âmbito internacional, quando se pensa em agricultura, falamos de competição. Já a ciência básica atua em um terreno politicamente mais neutro. A instituições como o CBPF, cabe o papel de conectar esses dois campos”.

 

Polidoro (esq.), da Embrapa Solos, e Shellard, do CBPF, assinam acordo

(Crédito: Denise Coutinho/CBPF)

 

Caso de sucesso

Albuquerque destacou que o próximo passo após a assinatura do acordo é o treinamento para o empreendedorismo, para que as ações relacionadas à ciência se tornem empreendimentos. Petula informou que a parceria com o NIT-Rio continuará na forma de prospecção tecnológica para o permeâmetro digital, visando à busca por mercado para essa tecnologia. “Unir a pesquisa básica à agronomia aplicada, obtendo solução para o agricultor no âmbito da ciência de solo, é um caso de sucesso para a Embrapa Solos”, disse ela.

Juntamente com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica, houve a assinatura da Nota Técnica de Titularidade, documento necessário para dar entrada ao processo de patenteamento do permeâmetro digital.

Os resultados do desenvolvimento desse equipamento estão no artigo ‘Digital interface device for field soil hydraulic conductivity measurement’, publicado em Journal of Hydrology (v. 576, p. 58-64, 2019).

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

Artigohttps://doi.org/10.1016/j.jhydrol.2019.06.034

CBPF: http://portal.cbpf.br/index.php/pt-br/

Embrapa Soloshttps://www.embrapa.br/solos

NIT-RIO: www.nitrio.org.br

LIM: https://bit.ly/2XEUZDS

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página