Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF e IFCE comemoram 100 anos do eclipse que comprovou a relatividade

  • Publicado: Sexta, 24 de Maio de 2019, 19h42
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2019, 19h42
  • Acessos: 496

Em 29 de maio de 1919, durante um eclipse total do Sol, foram feitas medidas em Sobral, no Ceará, e na Ilha do Príncipe, na costa ocidental da África, que comprovaram o desvio de raios luminosos vindos de estrelas distantes pelo campo gravitacional do Sol.

Esse fato foi previsto quatro anos antes, pela teoria da relatividade geral, proposta pelo físico de origem alemã Albert Einstein 1879-1955), comprovando essa teoria e levando-o ao estrelato. Einstein tornou-se, por exemplo, capa do New York Times à época – excelente vídeo que descreve esse evento fundamental para a história da física está em https://bit.ly/30FvGPM

Por iniciativa da Coordenação de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Cosmo), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), será realizado no próximo dia 27 de maio, em Sobral (CE),  o evento ‘Relatividade Geral: Passado, Presente e Futuro’, como parte das celebrações em comemoração ao centenário do eclipse de Sobral.

No encontro, renomados pesquisadores em gravitação, astrofísica e cosmologia do Brasil abordarão questões básicas levantadas pela relatividade geral. Esses temas serão desenvolvidos e aprofundados por cada palestrante, de modo a incluir suas respectivas pesquisas (atuais e futuras) sobre objetos compactos, ondas gravitacionais, teorias alternativas, cosmologia, entre outros tópicos. Assim, o ouvinte terá boa noção da pesquisa atual feita por brasileiros em relatividade geral e temas afins.

Os pesquisadores Nelson Pinto Neto e Martín Makler, da Cosmo serão dois dos palestrantes.

 

Encontro internacional

Entre 28 e 30 de maio, também em Sobral, será realizado o encontro ‘International Meeting on the Centenary of the Sobral Eclipse (1919-2019)’, organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com conjunto com a Prefeitura de Sobral e o governo do estado do Ceará.

Em 29 de maio (dia do eclipse em 1919), haverá transmissão simultânea com a Ilha de Príncipe, Noruega e Campos (RJ), onde também estarão sendo realizadas conferências em comemoração ao centenário do eclipse.

O historiador da ciência Antonio Passos Augusto Videira, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Ulisses Barres de Almeida, do CBPF, se juntarão a Pinto Neto e Makler, para ministrar palestras nesse evento da SBPC.

 

Mais informações:

Relatividade Geral: Passado, Presente e Futuro: https://bit.ly/2Hzx9zE

International Meeting: https://bit.ly/2wjSk2h

Programação International Meeting: https://bit.ly/2HWaDjz

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página