Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF lança, ano que vem, vídeos com entrevistas

  • Publicado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 13h04
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 13h04
  • Acessos: 646

No começo do ano que vem, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de janeiro (RJ), vai lançar sua própria série de entrevistas. As primeiras quatro delas já estão editadas e prontas para apresentação.

A ideia do CBPF On ‒ como foi batizada a série ‒ é produzir entrevistas curtas (cerca de 5 minutos) para as mídias sociais do CBPF e também disponibilizar ao internauta interessado uma versão mais longa e detalhada (cerca de 15 minutos). Com periodicidade inicialmente mensal, a série terá sempre temas científicos ou correlatos à atividade de pesquisa.

Até o momento, já estão finalizadas quatro entrevistas: i) Mariana Bottino, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio), sediado no CBPF, sobre empreendedorismo para cientistas e a regulamentação legal da área; ii) Maria Daniela Leite, que defendeu o trabalho número 1.000 de pós-graduação do CBPF e atualmente faz doutorado na Alemanha, sobre mulheres na ciência; iii) o pesquisador associado do CBPF Ulisses Barres de Almeida, sobre radiação gama e grandes experimentos da área; e iv) o pesquisador titular do CBPF José Helayël-Neto, com os mistérios que persistem sobre o elétron e a equação que explicou o comportamento dessa partícula centenária.

 

Exemplo de página inicial de cada edição, com CV resumido do entrevistado(a)

(Crédito: CBPF On/NCS-CBPF)

 

Mais evidência

A idealização do CBPF On é de João Carlos Martins Leite, técnico da Coordenação de Desenvolvimento Tecnológico (Cotec), do CBPF. Leite também é responsável pelas gravações e edições dos vídeos.

O conteúdo das entrevistas fica por conta do Núcleo de Comunicação Social, ligado à Coordenação de Ações Institucionais (Coins), sob a responsabilidade do tecnologista sênior Márcio Portes de Albuquerque, vice-diretor do CBPF.

“A ideia da série de vídeos ‒ agora, CBPF On ‒ surgiu quando percebi que um canal direto de entrevistas poderia alcançar uma parte significativa dos internautas interessados em temas de ciência e tecnologia. O objetivo era o de dar mais evidência ao CBPF nas redes sociais e abrir mais uma via de comunicação com o grande público”, explica Leite.

Segundo o técnico, o momento é promissor: os ‘Colóquios CBPF’ estão com audiência cada vez maior, e cresce também o número de assinantes do canal do CBPF no YouTube.  “Só para se ter uma ideia, passamos de 390 inscritos para 1.720 só neste ano”, disse.

O CBPF On deve ampliar o escopo de seus temas, incluindo também entrevistas com pesquisadores de outras instituições e assuntos relacionados à história e filosofia da ciência, por exemplo. “Não queremos apenas um canal voltado à física. Queremos abri-lo para novos assuntos, promovendo o diálogo entre as áreas científicas”, disse Leite.

Hoje (17), por volta das 17h, próximo ao encerramento da Comemoração Anual do CBPF, será exibido um vídeo de curta metragem feito por Leite especialmente para a data. O internauta pode assistir à festa por meio do Canal do CBPF no YouTube.

 

Mais informações:

Canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página