Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CBPF presente no Mês e na Semana de CTI

  • Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 11h41
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 11h42
  • Acessos: 267

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), estará presente, neste 24/10 (sábado), à primeira edição do ‘Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações’ (MNCTI), evento idealizado e organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

A programação do CBPF começa logo às 9h, com apresentação de quatro vídeos feitos no EMC2 (Estúdio de Multimídia em Comunicação da Ciência), parte do Núcleo de Comunicação Social da instituição.

Em seguida, virão palestras de pesquisadores e tecnologistas sobre física de partículas, nanociência e nanotecnologia, computação quântica entre outros temas. Haverá ainda atividades de popularização, destinada ao público infanto-juvenil, bem como palestras sobre tecnologia e inovação.

Destaque vai para debate com a participação de quatro diretores de unidades de pesquisas vinculadas ao MCTI: Ronald Shellard, do CBPF; Augusto Gadelha, do Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis (RJ); Giovanna Machado, do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), no Recife (PE); e Sérgio Lucena, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), com sede em Santa Teresa (ES). O tema será ‘As Unidades de Pesquisa e o futuro da ciência brasileira’.

A programação completa do dia do CBPF no MNCT está no fim deste texto.

 

Mês e Semana

Ao longo deste outubro, estão previstas palestras, debates, entrevistas com todas as 27 unidades vinculadas. Por causa da pandemia, as atividades serão feitas forma remota, com transmissão pelo canal do MCTI no YouTube.

Este mês, acontece também a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com atividades que vão até o próximo dia 23. O tema do evento é ‘Inteligência artificial: a nova fronteira da ciência brasileira’.

O CBPF esteve presente em todas as edições da SNCT; Este ano, sua participação será no último dia do evento (23), com a palestra do pesquisador Clécio de Bom, sobre tópico relacionado ao tema da SNCT: ‘Do cosmos à indústria: desenvolvendo a inteligência artificial para a ciência, tecnologia e inovação’, das 10h as 10h50.

 

Mais informações:

MCTI: https://www.gov.br/mcti/pt-br

MCTI no YouTube: https://www.youtube.com/user/ascommcti

 

Programação CBPF em 23/10 na SNCT

10h – palestra ‘Do cosmos à indústria: desenvolvendo a inteligência artificial para a ciência, tecnologia e inovação’, com o pesquisador Clécio de Bom

 

Programação CBPF em 24/10 no MNCTI

09h – quatro vídeos de apresentação do CBPF: introdução, passado, presente e futuro

10h – palestra ‘Nanociência: conceitos em vez de receitas’, com o pesquisador Fernando Stavale

10h20 – palestra ‘Explorando os mistérios do universo com o LHC’, com o pesquisador Arthur Moraes

11h – prática ‘Física moderna em ação’, com os pesquisadores Martín Makler e André Massafferri

12h – palestra ‘Hackathons: inovação, tecnologia e criatividade para o bem da sociedade’, com os pesquisadores Carsten Hensel e Tobias Micklitz

15h – palestra ‘Ferramentas para estudos em nanociência e nanotecnologia’, com o pesquisador André Linhares

15h20 – palestra ‘Física e inovação’, com o tecnologista Marcelo Albuquerque

16h – entrevista com o diretor Ronald Shellard

17h – debate ‘As Unidades de Pesquisa e o futuro da ciência brasileira’

19h – palestra ‘O que são computadores quânticos e por que eles vão revolucionar a ciência e a tecnologia’, com o pesquisador Ivan dos Santos Oliveira

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página