Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coletânea de artigos ‘Ilustríssima física’ é destaque na Folha

  • Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 19h13
  • Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 19h18
  • Acessos: 256

A Folha de S. Paulo traz esta semana reportagem sobre o livro Ilustríssima física, que reúne artigos escritos por pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) publicados em ‘Ilustríssima’, suplemento dominical do jornal.

Assinada pelo repórter Lucas Alonso, a matéria destaca que a obra ‒ escrita em linguagem para o grande público ‒ é resultado de acordo firmado há cerca de três anos entre o CBPF, no Rio de janeiro (RJ), e o diário paulistano.

O primeiro artigo foi publicado ainda em 1 de janeiro de 2017. Nos anos seguintes, nove textos saíram (alguns como capa) de ‘Ilustríssima’. Dois artigos do livro (um sobre neutrinos e outro sobre estrelas) ainda são inéditos.

A reportagem traz trecho da apresentação de Ilustríssima física ‒ o CBPF na Folha de S. Paulo, escrita pelo físico experimental Ronald Shellard, diretor do CBPF: “[O livro é] uma forma de prestar contas à sociedade, que, em grande parte, subsidia a pesquisa científica no Brasil”.

O jornalista destaca três capítulos do livro, publicado para comemorar os 70 anos do CBPF: ‘100 anos de cosmologia’, ‘Do que é feito o universo’ e ‘Magnetismo contra o câncer’ ‒ este último, como exemplo de ciência aplicada.

 

Capa de Ilustríssima física, publicado pelo CBPF

(Crédito: divulgação)

 

Longa tradição

Os artigos do livro dão uma ideia das atuais áreas de pesquisa do CBPF, que tem longa tradição em divulgação científica. Em 2006, por exemplo, foi ganhador do Prêmio José Reis, por suas contribuições à popularização do conhecimento científico.

Recentemente, inaugurou o ‘Grafite da Ciência’, tido como a maior manifestação de arte urbana do mundo exclusivamente dedicada à ciência, tecnologia e inovação. O mural ocupa a totalidade de um dos muros externos da instituição e se tornou ponto turístico do bairro da Urca, na zona sul carioca.

O livro e outras obras publicadas pelo CBPF podem ser baixados gratuitamente no portal do CBPF.

 

Mais informações:

Folha (para assinantes): https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2020/02/centro-de-pesquisas-publica-coletanea-gratuita-de-artigos-produzidos-em-parceria-com-a-folha.shtml

Portal CBPF: http://portal.cbpf.br/index.php/pt-br/

Grafite da ciência: http://www.grafite-ciencia.cbpf.br/

Livros CBPF: http://portal.cbpf.br/pt-br/livros

registrado em:
Fim do conteúdo da página