Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Correios lançam no CBPF selos comemorativos da obra de cientistas do Brasil

  • Publicado: Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 12h13
  • Última atualização em Quarta, 12 de Dezembro de 2018, 13h02
  • Acessos: 665

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), sediará evento no qual serão lançados, pelos Correios, selos para comemorar a obra de dois renomados cientistas brasileiros, o físico César Lattes (1924-2005) e a agrônoma Johanna Döbereiner (1924-2000).

O evento ‒ que ocorre nesta sexta-feira (14/12), a partir das 15h, no auditório ministro João Alberto Lins de Barros ‒ contará com a presença do ministro de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, e do superintendente estadual de operações do Rio de Janeiro dos Correios, Cléber Machado.

Falará sobre a vida e obra de Lattes o diretor do CBPF, o físico experimental Ronald Shellard. O legado de Döbereiner ficará a cargo do agrônomo Avílio Franco, ex-pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e subsecretário do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2007).

O 'Lançamento do Selo Comemorativo: Cientistas Brasileiros - C. Lattes e J. Döbereiner' é organizado pelo CBPF, MCTIC, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), cujos presidentes ‒ Luiz Davidovich e Ildeu Moreira, respectivamente ‒ confirmaram presença.

 

 

Partículas e bactérias

Segundo os Correios, o lançamento é uma forma de reconhecer “o valor dos cientistas brasileiros e de suas pesquisas para o desenvolvimento do país”.

Lattes foi o descobridor, na segunda metade da década de 1940, na Inglaterra e nos EUA, da partícula subatômica méson pi (ou píon), cujo papel é manter o núcleo coeso. Seus trabalhos impulsionaram a física experimental no Brasil de modo significativo. Döbereiner é responsável pelas pesquisas que permitiram a fixação do nitrogênio pelas plantas por meio de bactérias ‒ dessa forma, a planta gerava seu próprio adubo. Seus resultados economizam para o país somas significativas de recursos financeiros em importação de adubos.

Os selos correspondem a um se-tenant, isto é, composição de dois selos interligados por um elemento comum ‒ neste caso, o átomo, representado de maneira lúdica, como em livros didáticos.

 

SERVIÇO

Evento: 'Lançamento do Selo Comemorativo: Cientistas Brasileiros - C. Lattes e J. Döbereiner'

Data: 14 de dezembro de 2018 (sexta-feira)

Horário: 15 h

Local: Auditório ministro João Alberto Lins de Barros, no Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), à rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro (RJ)

Duração: 1h45

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página