Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretor do CBPF estará em comitiva do MCTIC que fará visita ao CERN

  • Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 12h35
  • Última atualização em Terça, 25 de Junho de 2019, 12h35
  • Acessos: 703

O físico experimental Ronald Cintra Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), fará parte da comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que visitará, esta semana, o Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, com sede em Genebra (Suíça).

A comitiva ‒ liderada pelo ministro e astronauta Marcos Pontes ‒ contará também com as presenças do secretário executivo do MCTIC, Julio Francisco Semeghini Neto, e o secretário de políticas para formação e ações estratégicas, Marcelo Morales, entre outros representantes do ministério. Ao chegar em Genebra, ainda na quinta (27), os membros serão recepcionados, à noite, pela missão diplomática brasileira.

Além de Shellard, outro representante dos físicos brasileiros será Antônio José Roque da Silva, físico experimental e diretor geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP).

 

Atividades da comitiva

Na manhã do dia seguinte (28), as atividades da comitiva começam com a visita ao pavilhão de desenvolvimento tecnológico do CERN e a um dos quatro grandes detectores do acelerador de partículas LHC (sigla, em inglês, para Grande Colisor de Hádrons), a mais potente máquina do gênero na atualidade.

No início da tarde, haverá palestra de Shellard ‒ sobre a história do Brasil no CERN ‒ para a comunidade brasileira no laboratório europeu.

A agenda encerra-se com uma reunião entre Pontes e a diretora do CERN, a física Fabiola Gianotti.

Desde 2010, o governo brasileiro estuda a inclusão do Brasil como membro associado do CERN.

 

Cassia Ramos

Núcleo de Comunicação Social

CBPF

 

Mais informações:

Fôlder LHC: http://www.cbpf.br/~desafios/index_l.php?p=pdf_folders

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página