Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Divulgados os vencedores do Hackcovid19

  • Publicado: Terça, 02 de Junho de 2020, 14h57
  • Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 16h17
  • Acessos: 290

O Hackcovid19 -- hackathon de soluções inovadoras com potencial para contribuir para o enfrentamento da pandemia de covid-19 -- anunciou o resultado da disputa, realizada no último mês de maio. Entre os temas abordados pelos projetos premiados, estão análise computacional de exames de imagem, checagem de boatos e notícias falsas e um chatbot (atendimento automatizado) para a atenção primária.

A avaliação foi feita por uma comissão julgadora independente, composta por 12 pessoas, que observou os seguintes critérios: criatividade, aplicabilidade da solução, apresentação do pitch (vídeo de curta duração com o resumo do projeto), disruptividade da inovação e viabilidade da tecnologia.

Na categoria principal do hackathon, o troféu #CientistasPelaVida foi para os seguintes projetos: 

Trekkers: classificador de raio-X de pulmão (1º lugar);

Hackcovid à Vera (2º lugar);

Dra. June (3º lugar).

Na categoria especial #CientistasPelaViva-Computação, o prêmio foi para o projeto Coviseg - segmentação de imagens de TC para casos de covid-19.

 

Os projetos

A equipe vencedora, Trekkers, é formada por alunos de mestrado em bioinformática da Universidade Federal do Paraná. Em seu projeto, buscaram criar um sistema de classificação e reconhecimento de imagens de raios X do pulmão, exames que são mais fáceis de serem acessados do que a tomografia, visando a auxiliar o diagnóstico e identificação de doenças pulmonares.

Já o projeto Hackcovid à Vera pensou uma solução focada na desinformação corrente sobre a pandemia e nos aspectos relacionados a ela. Inspirados por algoritmos como o da Operação Serenata de Amor, a proposta foi fiscalizar o conteúdo de mensagens postadas por influenciadores digitiais em suas redes sociais, por meio da Vera, um bot (algoritmo) de verificação que pode alertar os autores da mensagem sobre o conteúdo equivocado.

O terceiro lugar foi para o projeto Dra. June, um chatbot (sistema de mensagens automático) para atendimento inclusivo na rede primária de saúde em casos suspeitos de covid-19. O nome do projeto é uma homenagem à médica escocesa June Almeida, primeira cientista a identificar um vírus do tipo 'corona', na década de 1960. O objetivo da equipe é que o aplicativo possa ser empregado por usuários do SUS, agentes comunitários de saúde, gestores e lideranças comunitárias.

Com uma premiação oferecida pela empresa Nvidia, o projeto que mais se destacou pela proposta de computação foi contemplado na categoria #CientistasPelaVida-Computação. O prêmio foi para a equipe Coviseg, cujo projeto visa à segmentação de imagens de tomografia computadorizada para os casos de covid-19. A metodologia para análise das imagens é baseada em redes neurais.

 

Troféus #CientistasPelaVida, que serão entregues às equipes vencedoras

(Crédito: Lia Coelho/Divulgação/HackCovid19)

 

Lives e Cerimônia

Até esta quinta (04/06), o perfil do Hackcovid19 no instagram vai fazer lives, sempre às 17h, com cada equipe vencedora para apresentar os integrantes e os projetos contemplados. A organização do Hackcovid19 também vai apresentar um calendário de atividades online para as próximas semanas.

Na sexta (05/06), a partir das 20h, ocorrre a cerimônia online de entrega dos prêmios aos vencedores, transmitida pelo canal do CBPF no YouTube: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos O evento será encerrado com apresentação do Queda Livre, banda de rock e blues do CBPF.

O Hackcovid19 foi realizado por três instituições federais de pesquisa: o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, a Fundação Oswaldo Cruz e o Laboratório Nacional de Computação Científica.

A comissão organizadora, juntamente com parceiros e agências apoiadoras, irá buscar suporte institucional para a viabilização dos projetos. 

 

André Bezerra

Assessoria de Comunicação do Icict
Fiocruz
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página