replica rolex rolex is still the best choice inside of the global watch market sector.
diamond painting made in usa.

what companies are selling legit cheap sex doll?

Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Emérito lança 'Exercícios de Cosmologia'

  • Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 13h08
  • Acessos: 789

  

A editora Livraria da Física lançou recentemente o livro Exercícios de Cosmologia,’escrito por Mario Novello, professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

A obra reúne mais de trezentos exercícios relacionados à cosmologia, gravitação, eletromagnetismo e teoria de campo, complementando de forma prática o livro ‘Cosmologia’ do mesmo autor, publicado pela Livraria da Física em 2010, e que integra a coleção ‘Tópicos em Física’ do CBPF.

O professor Novello, desde a decáda de 1970, ministrou cursos nas áreas de gravitação e cosmologia no CPBF, colecionando um grande número de exercícios que estão reproduzidos nesse livro seguindo um roteiro analítico particular.

“Juntei aqui de maneira mesclada tanto problemas mais simples, quanto aqueles que exigem soluções mais complexas. Acrescentei ao final de cada capítulo um roteiro de soluções cabendo ressaltar, no entanto, que ainda que seja possível aceitar que todo problema admita apenas uma solução, o caminho para chegar até ela raramente é único”, destacou o emérito.

Na bibliografia, o leitor poderá encontrar as soluções desses problemas, bem como alguns livros básicos sobre os diversos temas que são tratados na obra, como por exemplo a leitura do livro ‘O que é Cosmologia’ (Jorge Zahar Ed., 2006). 

 

Sobre o autor

Novello foi nomeado em setembro de 2012 professor emérito do CBPF por sua atuação como cientista durante os 40 anos que trabalhou como pesquisador no instituto. Recebeu em 2004 o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Lyon (França) por seus estudos sobre modelos cosmológicos sem singularidade. Recebeu em 2006 um prêmio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas por ter sido o cientista que mais orientou teses de mestrado e doutorado na história do CBPF. Elaborou em 1979 o primeiro modelo cosmológico com solução analítica que possui ‘bouncing’ (ricochete), isto é, neste modelo o Universo possui uma fase anterior de colapso, onde o volume total do espaço diminuiu com o tempo, atingido um valor mínimo e, depois, passado a se expandir. Foi nomeado em 2008 ‘Cesare Lattes ICRANet Professor’ pelo Comitê Científico do International Center for Relativistic Astrophysics (ICRANet), presidido pelo Prêmio Nobel da Física (2002) Riccardo Giacconi. Em novembro de 2010 foi homenageado pela Comunidade Científica Internacional com o ‘I Symposium Mario Novello on Boucing Models’. Em agosto de 2012 foi homenageado com com o ‘70th Anniversary Symposium Mário Novello’. Criou em 1976 o grupo de Cosmologia e Gravitação no CBPF, inaugurando em nosso país o estudo sistemático da Cosmologia. Em 2003 criou o Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica (ICRA) que foi alocado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia sob o guarda-chuva institucional do CBPF. Possui doutorado em Física - Université de Génève (1972) sob a orientação do Professor J. M. Jauch. Possui mestrado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1968) sob orientação do Professor José Leite Lopes. Escreveu, entre outros livros, ‘O que é Cosmologia?’ pela Editora Jorge Zahar, onde identifica a função da Cosmologia como uma refundação da Física. Em 2017, recebeu o prêmio Jabuti pelo livro ‘Os Cientistas da Minha Formação’. Ver detalhes em: marionovello.com.br ceacbrasil.com cosmosecontexto.org.br

  

SERVIÇO:



Exercícios de Cosmologia

Autor: Mario Novello

Editora: Editora Livraria da Física

Ano: 2021

Páginas: 332

Site onde o livro está disponível para venda (Livraria da Física):

https://www.livrariadafisica.com.br/detalhe_produto.aspx?id=149980&titulo=Exerc%C3%ADcios+de+cosmologia

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205000061462210

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página