Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Hackcovid19 tem palestra de emérito

  • Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 12h22
  • Última atualização em Terça, 12 de Maio de 2020, 12h22
  • Acessos: 464

Nesta próxima quarta-feira (13/05), às 10h, Constantino Tsallis, pesquisador emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), fará palestra online pelo canal do YouTube do CBPF, onde o link estará disponível 15 minutos antes do horário da exibição.

A apresentação – que tem como título ‘É possível predizer os picos de covid-19 ao redor do mundo?' – faz parte do 'esquenta' do Hackcovid19, hackathon online organizado pelo CBPF, pela Fundação Oswaldo Cruz e pelo Laboratório Nacional de Computação Científica. Nela, Tsallis vai falar, entre outras coisas, de trabalho feito em coautoria com o pesquisador Ugur Tirnakli, do Departamento de Física, Universidade Ege (Turquia), sobre a expansão da covid-19 no mundo,  incluindo Brasil.

Esses cálculos usaram como base a chamada q-estatística (ou estatística de Tsallis), desenvolvida pelo pesquisador emérito ainda em 1988 e hoje com mais de 5,3 mil citações. O artigo pode ser lido em: https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2020.04.24.20078154v2

O portal do CBPF já trouxe reportagem sobre essas previsões da covid19 feitas por Tsallis e Tirnakli: https://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/pesquisadores-do-cbpf-calculam-evolucao-da-pandemia.

 

Evolução da curva

Dois ex-alunos de pós-graduação do CBPF, Vitor Luiz Bastos de Jesus, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), e Daniel Guilherme Gomes Sasaki, professor do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), também fizeram previsão sobre a evolução da covid19.

Eles escreveram trabalho que apresenta um panorama da evolução dos casos da covid-19 e das respectivas mortes em 10 países do mundo, também incluindo o Brasil. Os dados para esses cálculos vieram do sítio ‘Worldometer’, que compila, em tempo real, dados oficiais fornecidos pelos governos dos países.

Segundo os autores, o objetivo do trabalho é facilitar a compreensão do tema por estudantes e leigos.

Jesus e Sasaki fizeram seus doutorados no CBPF. O primeiro foi orientado por Alberto Passos Guimarães (emérito) e Ivan dos Santos Oliveira Júnior (titular); o segundo, por Silvio Paolo Sorella.

O artigo deles pode ser lido em https://doi.org/10.13140/RG.2.2.21901.36329

 

Mais informações:

Canal do CBPF no YT: https://www.youtube.com/user/CBPFvideos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página