LITMec entrega 1.650 máscaras faciais
O Laboratório de Instrumentação e Tecnologia Mecânica (LITMec), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), foi o ponto de entrega de grande número de máscaras hospitalares de proteção facial, fabricadas por parceria entre instituições de pesquisa, profissionais e cidadãos.
As 1.650 face shields – como o equipamento de proteção é também conhecido – foram destinadas a 26 unidades de saúde do estado do Rio de Janeiro, cujos representantes receberam instruções sobre a montagem correta das máscaras.
Entrega das máscaras faciais pelo LITMec, do BPF
(Crédito: @samirfolio)
Missão: proteger
“Proteger os profissionais de saúde que trabalham no combate ao coronavírus, por meio da fabricação e distribuição voluntária de protetores faciais.” Essa é a missão da SOS3DCOVID19, colaboração que une instituições de pesquisa do estado fluminense, bem como profissionais e cidadãos com formações e origens diversas na fabricação e distribuição de face shields para hospitais.
Graças a essa iniciativa, já foram entregues quase 20 mil máscaras de proteção facial, em mais de cem hospitais do estado do Rio de Janeiro. E o SOS3DCOVID19 quer mais: na página do grupo, eles recebem doações e contato de parceiros, para continuar o trabalho e atingir o máximo possível de unidades de saúde.
Protótipo em teste
O LITMec tem finalizado um ventilador de baixo custo e tecnologia aberta desenvolvido em colaboração com o engenheiro e atual mestrando do CBPF Luís Miguel Domingues Mendes, do Laboratório de Instrumentação Experimental de Partículas (Portugal).
O protótipo está, neste momento, submetido a testes intensos de durabilidade, mantido em um regime de 120 ‘respirações’ por minuto, para avaliação de sua parte mecânica (hardware).
Mais informações:
LITMec no Instagram: https://www.instagram.com/litmec_cbpf/
SOS3DCOVID19: https://www.sos3dcovid19.com.br/
Protótipo de ventilador: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/cbpf-ja-tem-seu-prototipo-de-ventilador
Redes Sociais