Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nesta quarta (26/06), no CBPF, tema educação dá seguimento ao Ciclo Ciência e Democracia

  • Publicado: Segunda, 24 de Junho de 2019, 16h13
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 18h25
  • Acessos: 654

Nesta quarta-feira (26/06), a partir das 14h30, o ‘Ciclo Ciência e Democracia’ terá sua segunda edição, com tema que é outro problema crônico brasileiro: educação. O evento, que ocorre no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), terá, mais uma vez, participação de acadêmicos e contará com depoimentos.

Com o título ‘Educação: o passado perdido e o futuro incerto da educação no Brasil’, esta segunda edição mantém os objetivos gerais propostos para o ciclo: analisar e debater grandes temas da atualidade brasileira, como violência (tema da edição inaugural, em 12/06 último), educação, mudanças climáticas, drogas, feminicídio etc.

 

Participações

Os trabalhos da mesa serão mediados por Chico Alencar, mestre em educação pela Fundação Getulio Vargas, ex-parlamentar e professor da Universidade da Cidadania, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os participantes da mesa e os respectivos temas serão os seguintes:

‒ Helena Maria Bomeny, doutora em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro e professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com o tema ‘O destino de um programa especial de educação’;

‒ Maria Ligia de Oliveira Barbosa, doutora em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo, e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, com o tema ‘Eficiência e equidade para um ensino superior mais democrático’.

Os depoimentos serão:

‒ Frederico Rodrigues Povoa Leal, mestre em políticas públicas pela Unicamp e diretor da Escola Municipal Luiz Antoniazzi, de Valinhos (SP), com o tema ‘A situação da educação na perspectiva de um diretor de escola da região metropolitana de Campinas’;

‒ Luisa Quarti Lamarão, doutora em história pela Universidade Federal Fluminense, ex-aluna e professora do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, com o tema ‘História e memória em sala de aula: relato de uma professora ex-aluna do CAp UFRJ’;

‒ Marcus Vinicius Bomfim de Jesus, doutorando do CBPF, com o tema ‘O que não te contam sobre como é ser estagiário em um colégio público do estado do Rio de Janeiro’.

 

(Arte: Deborah Miranda)

 

Terceira edição

O ciclo, que ocorre no auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, foi idealizado e é organizado pela física teórica Ligia M. C. S. Rodrigues, pesquisadora aposentada do CBPF.

Cada um dos participantes terá 20 minutos para uma intervenção inicial, e os depoimentos durarão cerca de 10 minutos. Ao fim das falas, será aberta sessão de debate com a plateia.

Serão divulgados em breve detalhes da 3ª edição do ‘Ciclo Ciência e Democracia’, cujo tema e data serão definidos pela organização do evento.

 

SERVIÇO:

Evento: Ciclo Ciência e Democracia

Tema: ‘Educação: o passado perdido e o futuro incerto da educação no Brasil’

Dia: 26 de junho (quarta-feira)

Local: Auditório Ministro João Alberto Lins de Barros, no CBPF, à rua Xavier Sigaud 150, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro (RJ).

Horário: a partir das 14h30

Entrada gratuita. Público externo deve apresentar documento de identidade na portaria.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página