Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador do CBPF é contemplado em edital do Instituto Serrapilheira

  • Publicado: Terça, 07 de Maio de 2019, 17h48
  • Última atualização em Quinta, 09 de Maio de 2019, 14h04
  • Acessos: 239

Ulisses Barres de Almeida, pesquisador associado do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), teve projeto de pesquisa em astropartículas aprovado pelo Instituto Serrapilheira, também no Rio Janeiro (RJ).

Aprovado na 2ª chamada pública de pesquisa científica do Serrapilheira, na categoria ‘física’, o projeto ‘Astrofísica com multimensageiros e a origem dos raios cósmicos mais energéticos do universo’, na área de altas energias, receberá um total de R$ 100 mil, apoio com duração de um ano.

Ao todo, o Instituto Serrapilheira apoiou 24 projetos em diversas áreas, da física, química e matemática às geociências e ciências da vida. Na categoria física, outros três projetos foram contemplados, dois do Rio Grande do Norte e um de São Paulo.

O projeto usará ciência de dados para responder a algumas das questões mais interessantes da astrofísica atual. Para isso, buscará correlacionar sinais de mensageiros cósmicos (no caso, neutrinos astrofísicos) com fontes astronômicas de altas energias ‒ em especial, blazares, ou seja, o tipo mais energético de galáxia ativa, onde um buraco negro supermassivo central produz jatos de matéria de alta energia que observamos diretamente da Terra. O objetivo é identificar as fontes dos raios cósmicos mais energéticos do universo.

“Isso será feito por meio do desenvolvimento de ferramentas de dados inovadoras e novos catálogos de fontes astrofísicas extragalácticas de altas energias”, disse Almeida. Segundo o pesquisador, o projeto é “inteiramente comprometido com a ciência aberta, e todo o software e os dados gerados como resultado serão tornados públicos por meio das plataformas e dos serviços de dados associados à iniciativa ‘Open Universe’, com a qual o projeto visa a contribuir”.

 

Mais informações:

Serrapilheira: https://serrapilheira.org/chamada-publica-no2-resultado/

Open Universe: http://portal.cbpf.br/pt-br/ultimas-noticias/pesquisador-do-cbpf-participa-de-encontro-na-onu-sobre-espaco

registrado em:
Fim do conteúdo da página