Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisador do CBPF faz balanço do evento sobre eclipse de 02/07

  • Publicado: Sexta, 05 de Julho de 2019, 10h26
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 10h39
  • Acessos: 359

A convite do Núcleo de Comunicação Social, Nelson Pinto Neto, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), faz breve balanço do evento ‘Venha ver o Sol’, realizado na instituição no último dia 02 para explicar o eclipse solar ‒ ocorrido naquele dia ‒ e fenômenos correlatos.

 

Reunindo servidores e funcionários do CBPF, o evento ‘Venha ver o Sol’, no último dia 02 (dia de um eclipse solar), foi um grande sucesso. As atividades envolveram representações ‒ com a participação do público presente ‒ dos movimentos da Terra e da Lua (em torno de si próprias e em torno do Sol), para explicar as estações do ano, as fases de nosso satélite natural e, finalmente, os eclipses lunar e solar.

 

Martín Makler (centro) e Nelson Pinto (direita), pesquisadores do CBPF, explicam o eclipse

 

Quase 40 pessoas participaram, de forma ativa e intensa, demonstrando o grande interesse pelo assunto. O público fez muitas perguntas. Todos manifestaram o desejo de que as atividades prosseguissem. Foi combinado novo encontro para a segunda semana do próximo mês de agosto.

 

Público participando das atividades

 

A ideia do encontro era a de que, a partir da representação do Sol e fatos sobre essa estrela, fossem, pouco a pouco, abordadas questões de física, para aproximar o público presente de tópicos de pesquisa feita no CBPF e da importância dessa atividade.

Todos estão convidados para a próxima reunião. Sugestões para os próximos eventos serão muito bem-vindas. 

 

Nelson Pinto Neto

Pesquisador titular

CBPF

registrado em:
Fim do conteúdo da página