Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Pesquisadores do CBPF colaboram com número temático da Symmetry

  • Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h32
  • Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2019, 17h32
  • Acessos: 273

Dois pesquisadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ), colaboraram com um especial da revista norte-americana Symmetry sobre a física de partículas e astropartículas na América Latina.

Hélio da Motta, pesquisador titular, e Ulisses de Almeida, pesquisador associado, contribuíram com informações e entrevistas para a edição temática, que tem cerca de 10 textos trilíngues (inglês, espanhol e português). Pesquisadores de outras instituições brasileiras também colaboraram.

Esse material será publicado ao longo deste mês de outubro. Três artigos, um editorial e um mapa interativo já estão disponíveis em https://www.symmetrymagazine.org/collection/latin-america . A edição especial foi coordenada pela jornalista norte-americana Kathryn Jepsen, editora-chefe da Symmetry.

 

Lattes: destaque

O primeiro dos artigos destaca o papel do físico brasileiro César Lattes (1924-2005) ‒ um dos fundadores do CBPF ‒ para a institucionalização da física experimental no Brasil e na América Latina. Fazem parte também do especial feitos importantes da física brasileira (acelerador síncrotron Sirius, detector Arapuca, experimentos Connie e Angra Neutrinos etc.), bem como colaborações internacionais das quais o CBPF e outras instituições brasileiras participam (CERN, Fermilab, Observatório Pierre Auger, CTA etc.).

Symmetry é uma revista eletrônica sobre física de altas energias, publicada conjuntamente pelo Fermilab (Laboratório Nacional do Acelerador Fermi) e pelo SLAC (Centro do Acelerador Linear Stanford), com patrocínio do Escritório de Ciência do Departamento de Energia dos EUA.

 

Mais informações:

Symmetry: https://www.symmetrymagazine.org/

registrado em:
Fim do conteúdo da página