Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Prêmio Nobel de Física de 2018 reconhece aplicações revolucionárias do laser

  • Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2018, 15h18
  • Última atualização em Terça, 02 de Outubro de 2018, 22h12
  • Acessos: 1161
imagem sem descrição.

Os vencedores do prêmio Nobel de Física de 2018 foram anunciados nesta terça-feira, 02 de outubro, pela Academia Real Sueca de Ciências, da Suécia. O norte-americano Arthur Ashkin, o francês Gérard Mourou e a canadense Donna Strickland levaram o prêmio em reconhecimento aos avanços que suas pesquisas promoveram no campo da física do laser e suas aplicações.

 

Arthur Ashkin foi premiado pelo desenvolvimento de pinças óticas que podem ser usadas para manipular partículas, átomos e células vivas, o que permite realizar o que a academia sueca chamou de “sonho da ficção cientifica”: usar a pressão da radiação da luz para mover objetos físicos. Ashkin levou metade das nove milhões de coroas suecas do prêmio, ficando com cerca de dois milhões de reais.

 


Arthur Ashkin, inventor da pinça ótica 

 

Gérard Mourou, da Escola Politécnica francesa, e Donna Strickland, da Universidade de Waterloo, no Canadá, dividem a outra metade do prêmio por terem aberto o caminho para o desenvolvimento de pulsos laser hipercurtos e de alta intensidade – técnica chamada de amplificação de pulsos –, com aplicações, por exemplo, na medicina.

 

Gérard Mourou, da Escola Politécnica francesa 

Mulheres laureadas

O prêmio de 2018 chama a atenção também pelo fato de Strickland ser apenas a terceira mulher a receber o Nobel de física. Antes dela, Maria Goeppert-Mayer venceu o prêmio em 1963 e Marie Curie foi laureada em 1903.

 

“Nós precisamos celebrar as mulheres físicas, porque elas existem [...] Estou honrada por ser uma dessas mulheres”, disse Strickland sobre a premiação.

 

 

Strickland, terceira mulher a ganhar o Nobel de Física 

 

Mais informações

Sobre as pesquisas dos laureados (em inglês):

https://www.nobelprize.org/uploads/2018/10/advanced-physicsprize2018.pdf 

registrado em:
Fim do conteúdo da página