Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revista traz quinzenalmente curso de emérito

  • Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 16h40
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 16h41
  • Acessos: 577

A revista Cosmos e Contexto está publicando quinzenalmente as notas do curso ‘Lições de cosmologia para não-especialistas (das leis físicas às leis cósmicas)’, de Mario Novello, professor emérito do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro (RJ).

As notas são extensão de curso de cinco lições ministrado por Novello no CBPF e voltado para audiências amplas. O objetivo é divulgar, para os interessados, aspectos do universo que a pesquisa em cosmologia tem elaborado nas últimas décadas, sem se deter a demonstrações matemáticas associadas.

Cosmos e Contexto é uma revista eletrônica de cosmologia e cultura criada por cientistas e estudantes do Instituto de Cosmologia Relatividade e Astrofísica do CBPF (ICRA/CBPF) – o CBPF é instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Publicação multidisciplinar, Cosmos e Contexto aborda diversos modos de pensar a natureza, o humano e o nosso tempo, compartilhando saberes, mesmo aqueles que – por tradição, interesses pessoais ou institucionais – tenham sido declarados opostos ou até mesmo irreconciliáveis.

Os textos já publicados pela revista:

https://cosmosecontexto.org.br/licoes-de-cosmologia-para-nao-especialistas/

https://cosmosecontexto.org.br/licoes-de-cosmologia-para-nao-especialistas-das-leis-fisicas-as-leis-cosmicas/

https://cosmosecontexto.org.br/licoes-de-cosmologia-para-nao-especialistas-das-leis-fisicas-as-leis-cosmicas-parte-2/

https://cosmosecontexto.org.br/licoes-de-cosmologia-para-nao-especialistas-das-leis-fisicas-as-leis-cosmicas-parte-3/

 

Outras atividades

Novello tem sido responsável, nos últimos anos, pela organização de eventos realizados no auditório do CBPF ligados não só à cosmologia – sua área original de pesquisa –, mas também à história e filosofia da ciência, bem como problemas da atualidade.

Novello escreveu vários livros – entre eles, O que é cosmologia? e Os cientistas da minha formação, este último ganhador, em 2017, do prêmio Jabuti. Tem mais de 150 artigos científicos em periódicos internacionais e orientou inúmeras dissertações de mestrado e teses de doutorado no CBPF – em 2006, recebeu prêmio do CBPF por ter sido o cientista que mais orientou teses de mestrado e doutorado na história da instituição.

 

Mais Informações:

Cosmos e Contexto: www.cosmosecontexto.org.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5205000061462210

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página